A OnePlus é uma das marcas que atingiu um estatuto quase mítico sem ser um gigante. Geração após geração, a marca ganhou uma legião certa e fiel de fãs, graças ao custo-benefício dos seus equipamentos e interface bem-querida, se bem que nos últimos anos se tenha de certa forma “banalizado”. Agora, graças a uma nova parceria com a Oppo, a OnePlus poderá passar por uma metamorfose muito importante.
Longe vão os tempos em que comprar um OnePlus era algo que se fazia por convite. Hoje a marca vende os seus equipamentos ao público em geral, mas no futuro próximo poderemos encontrar um OnePlus num dos mais de 5000 revendedores da Oppo em território Chinês, enquanto as reparações poderão ser feitas nos mesmos centros técnicos da Oppo. E isto é apenas a ponta do icebergue.
A nova parceria estratégica entre Oppo e OnePlus faz parte da entrada da primeira marca na segunda e verá a OnePlus na vanguarda dos equipamentos de gama alta na nova estratégia dual brand da Oppo. Numa estratégia que relembra a concorrente Xiaomi, a OnePlus operará sem margem de lucro para manter o custo-benefício, enquanto todos os saltos tecnológicos do R&D da Oppo serão canalizados para a OnePlus, num investimento que será de até 10 biliões de Yuans na marca, até 2025.
Para uma OnePlus que cresceu sustentadamente e agora enfrenta um mercado mainstream muito agressivo, o investimento poderoso de um gigante como a Oppo pode dar a ambas as marcas um crescimento impressionante. Ao nível internacional, não é ainda claro como esta parceria se operará, mas num futuro previsível, é possível que encontrar um OnePlus se venha a tornar muito mais fácil.