Estão preparados para um smartphone dobrável? As opções no mercado são cada vez melhores, se não particularmente baratas. Este ano a Google aposta tudo no seu Pixel 9 Pro Fold para enfrentar a concorrência da Samsung ou Honor. O hardware é em boa parte partilhado com os novos Pixel 9 e se pensam que este dobrável se distingue pouco da concorrência, pensem novamente: o Pixel 9 Pro Fold apresenta argumentos gigantes, como a experiência Pixel de software limpo e fluído, além dos muito valiosos 7 anos de atualizações.
Mas vamos ao hardware?
O Pixel 9 Pro Fold é um dobrável “clássico” com um ecrã interno dobrável. Este ecrã oferece 8″ num formato quase quadrado com resolução 2076 x 2152 e o painel é um muito interessante LTPO Super Actua Flex capaz de taxas de atualização dinâmicas 1-120Hz protegido por UTG. O brilho típico é de 1600 nits com um máximo de 2700 e 24 bits de cor.
O software é a alma do negócio em smartphones dobráveis e o Pixel 9 Pro Fold pode ser usado em modo de secretária com ecrã dividido, situação em que podemos usar uma app em cada metade do ecrã. O Gemini toma definitivamente o seu lugar como assistente a bordo, em vez do Assistente Google, e oferece uma integração plena com o sistema, permitindo-se de um ponto central aceder a todas as informações, desde localizações no maps a compromissos no email.
No exterior, o Pixel 9 Pro Fold oferece um ecrã de 6.3″ agradavelmente de proporções standard 20:9 com resolução 1080 x 2424 e taxa de atualização 60-120Hz, portanto muito semelhante ao do Pixel 9.
Fechado, o Pixel 9 Pro Fold tem 10.5mm de espessura e o peso de 257g é pouco mais do que o do Pixel 9 Pro XL.
No interior, um Tensor G4 terá ao seu dispor 16GB de RAM e até 512GB de armazenamento interno, além de uma bateria de 4650mAh, com carregamento de 45″ com fios e também carregamento Qi sem fios. Isto significa para todos os efeitos que a Google está a lançar um Fold com muito poucos compromissos, face à geração atual do Pixel 9, oferecendo as mesmas capacidades, tanto ao nível do hardware, quanto do software.
Ao nível do departamento fotográfico, O pixel 9 Pro Fold oferece um setup triplo externo com uma câmara principal de 48MP ƒ/1.7, uma câmara ultrawide de 10.5MP e ainda uma unidade de 10.8MP com zoom 5x. Há mais duas câmaras, claro, já que qualquer um dos ecrãs é adornado com uma unidade de 10MP.
Disponível em obsidiana e porcelana, o Pixel 9 Pro Fold oferece uma construção resistente, graças ao alumínio aeronáutico e à utilização de Gorilla Glass Victus 2 no ecrã e painel externo. A durabilidade é sempre um tema nos dobráveis, e o Pixel 9 Pro Fold oferece certificação IPX8 para uma utilização mais segura e tranquila.
De destaque, o Pixel 9 Pro Fold terá chamadas por satélite nos EUA, enquanto no resto do mundo poderemos aceder a comunicações satélite para emergências.
Infelizmente, o Pixel 9 Pro Fold que tem um preço a começar nos $1799, muito razoável para o mercado, não estará disponível em Portugal, pelo menos para já.