Se há algo que o Nokia 9 PureView trouxe consigo foi a fome por mais um equipamento deste género. Eternamente atrasado, o Nokia 9 PureView trouxe para a arena mobile cinco câmaras principais, mas também alguns detalhes técnicos já desfasados face aos concorrentes mais recentes. O Nokia 9.1 PureView tornou-se por isso o Santo Graal para muitos fãs da marca Finlandesa, prometendo corrigir todas as pequenas lacunas de um super-telemóvel que ficou algo aquém da sua promessa fotográfica.
Embora este terminal fosse esperado já em 2019, um novo report coloca em dúvida a sua chegada antes do segundo trimestre de 2020, um atraso talvez de meio ano que coloca o 9.1 em sério perigo de ser ultrapassado pela sua concorrência.
Porquanto não exista nenhuma razão dada para este adiamento, a grande dúvida é se a HMD Global agarrará a oportunidade para melhorar o dispositivo e alterar componentes, não correndo novamente o risco de lançar em 2020 um smartphone de 2019. Digo isto porque embora o Nokia 9 PureView seja um smartphone muito interessante, foi lançado com Snapdragon 845 numa altura em 2019 quando a maioria dos seus concorrentes já se atiravam para a frente com Snapdragon 855. Não será boa ideia para a Nokia lançar em 2020 um equipamento com Snapdragon 855 quando o Snapdragon 865 já estará no mercado.
Isto não passa de momento de pura especulação, porque mesmo sendo lançado em 2020, não podemos dizer que o Nokia 9.1 PureView esteja já fechado com Snapdragon 855.
2Q 2020
— Nokia anew (@nokia_anew) October 20, 2019
De resto, espera-se que o Nokia 9.1 chegue com tecnologia 5G e parece que a HMD Global continuará a trabalhar com a Light para melhorar as suas cinco câmaras em direção a resultados francamente mais promissores. É de esperar que, tal como o seu antecessor, o Nokia 9.2 PureView seja equipado com Android 10 e faça parte do programa Android One.
Mais câmaras, melhores câmaras: Nokia 9 PureView já chegou a Portugal