Anunciado no final de 2016, o Xiaomi Mi Mix é o smartphone mais marcante do ano até agora. Não tenho reservas em o considerar como tal: no final de 2016, Samsung e LG estavam ainda longe de anunciar qualquer coisa que se aproximasse do extraordinário rácio de 83,6% ecrã. Em boa parte, a Xiaomi percebeu que o futuro passaria pelos bezels mínimos e os consumidores nunca mais pararam de o exigir.

Um fenómeno peculiar gerou-se então: o iPhone foi completamente ultrapassado e relegado para um distante segundo plano, enquanto o Xiaomi Mi Mix se tornou inquestionavelmente o smartphone mais imitando. Doogee, Vkworld, UMIDIGI, Maze, Bluboo: praticamente todos os fabricantes Chineses têm um clone ou estão a preparar um clone do Xiaomi Mi Mix. Até a Europeia Archos lançou o seu próprio tri bezel-less, na forma do Archos Sense 55S.

Subitamente, o Xiaomi Mi Mix é o smartphone que todos queriam ter concebido primeiro. Mas não o fizeram, e transcorridos sete meses desde o seu lançamento, o Xiaomi Mi Mix continua a ser um dispositivo extraordinário.

Não concordam? Então continuem a ler.

  • Design

Este é um ponto onde o Xiaomi Mi Mix parece continuar imbatível. A combinação do ecrã tri bezel-less com design Francês e materiais de construção de elevada qualidade significam que nesta altura do ano o Mix continua a ser um dos mais bonitos e nobres dispositivos no mercado. Philippe Starck foi fiel à sua crença no minimalismo como forma de purificar o desenho, eliminando todo o supérfluo e mantendo somente o essencial: o Xiaomi Mi Mix é um prodígio do design elegante e discreto que acaba por impressionar na sua eficiente simplicidade.Xiaomi-01-01

Para ser totalmente exacto, o ecrã não é totalmente isento de rebordos, já que mantém sempre um contorno de cerca de 1mm a toda a volta. Não é problemático.

Entretanto o perfil é fino, batendo mesmo por uma facção de milímetro a espessura do Galaxy S8+. A construção é em cerâmica, mais especificamente óxido de zircónio, extremamente suave e espelhada, com um toque muito agradável.

Como este material é extremamente duro e resistente a arranhões, manter a superfície impecável não é difícil. E como o material é menos impermeável às ondas rádio, o Xiaomi Mi Mix possui talvez o design mais limpo actualmente no mercado, já que em nenhum local foi necessário colocar recortes para antenas. O que o consumidor recebe transcende de longe o expectável de uma marca Chinesa, para se tornar um produto de qualidade a nível mundial.

Manusear o Mix é uma experiência sensorial interessante graças ao toque muito específico da cerâmica e ao minimalismo das suas linhas. Do ponto de vista estético, o Mix continua a ser uma referência de mercado e não fica atrás dos grandes lançamentos da Primavera, incluindo Huawei P10, Samsung Galaxy S8, Sony Xperia XZ Premium.

  • Cerâmica sempre, para sempre

A construção do Xiaomi Mi Mix merece aqui este apontamento específico quanto aos materiais.

A cerâmica é sublime a diversos níveis, vários dos quais já mencionados anteriormente, mas para lá da estética é igualmente um prodígio técnico e bastam alguns dias de utilização para o percebermos.

Mas tiremos o mau do caminho primeiro: a cerâmica vai estilhaçar mais facilmente se deixada cair, por isso proteger bem o Mix é imperativo.Xiaomi-01

Ora a cerâmica de óxido de zircónio do Mix não é simplesmente uma aventura, mas uma necessidade também. É que com a eliminação do auscultadores tradicional e a opção por um sistema de ressonância, a Xiaomi necessitava de escolher materiais que não interferissem com a qualidade do som. A cerâmica, capaz de propagar facilmente o som, era o material ideal.

Outro pormenor interessante é a estrutura de microcristais do material. Uma vantagem apontada ao metal é a facilidade com que dissipa o calor dos componentes de modo superior ao plástico ou ao vidro. Em troca, o metal pode ficar bastante quente e desconfortável.

Mas a cerâmica dissipa o calor produzido e dispersa-o de modo mais eficaz. Nunca é tão fria quanto o metal em repouso, nem aquece tanto quanto o metal sob carga térmica. Isto é algo que podemos observar durante o ciclo de carregamento, com a bateria a manter-se relativamente fresca, mas ainda mais durante a utilização em rede móvel, quando a maioria dos smartphones vai aquecer. Enquanto escrevo estas linhas, a bateria está parada nos 36°C e isso não só é impressionante, como mesmo esta temperatura é um mero morno nas mãos. Um smartphone de metal nas mesmas circunstâncias transmitirá esta temperatura como apreciavelmente quente.

Do lado estético, a cerâmica é fácil de limpar, bastando poucas passagens de um pano limpo para remover marcas, algo que nenhum outro material iguala totalmente.

Independentemente de tudo o resto, a opção pela cerâmica no Xiaomi Mi Mix significa um dos smartphones mais resistentes a danos por fricção do mercado. Hoje em dia é fácil riscar um smartphone no bolso, com areias, moedas, ou mesmo costuras das calças, tão elástico que se tornou o típico vidro, mas a cerâmica só pode ser riscada por diamante ou safira. Portanto, a não ser que tenham jóias particularmente caras, não vão riscar o Mix facilmente, por comparação a outros smartphones.

Devido à natureza quebradiça da cerâmica, obviamente que aconselho uma boa capa protectora.

  • Software

O software é sempre um ponto polémico quando adquirimos um dispositivo Chinês e a Xiaomi não é imune às Shop ROM’s insuportáveis.

Mas a unidade da Tek Genius tem uma ROM global que, apesar de estar ainda presa no Marshmallow, é bastante satisfatória. na verdade, o Português BR está excelente, funcional, e sem lapsos notáveis de tradução. Serve perfeitamente para utilização excepto para os acérrimos detractores do acordo ortográfico.

A MIUI 8.2 é típica das ROM’s Chinesas, sem gaveta de aplicações, e não podemos usar um slide no ecrã principal para procurar apps ou contactos, uma omissão importante.

Inversamente, temos um belo gestor do dispositivo que apresenta inclusivamente a temperatura do equipamento, mas também listas de bloqueio, limpeza, análise de segurança. Outros pontos passíveis de configuração incluem a intensidade da vibração, cor da luz de notificações, ou as teclas de navegação que podem ser escondidas. A Xiaomi está bem consciente das dimensões do ecrã do Mix e implementou um botão virtual de posicionamento ajustável para acesso rápido a algumas funções. Ou podemos fazer swipe ao longo das referidas teclas virtuais para entrar em modo de uma mão.

A MIUI tem obviamente bastantes temas disponíveis online e grandes potencialidades de configuração visual.

  • Hardware

Para os padrões actuais (que em tecnologia significa algo entre os últimos três meses e os três próximos), o Xiaomi Mi Mix pode parecer algo desfasado em termos de especificações técnicas, mas vamos ser honestos: é uma ilusão pensarmos que o Snapdragon 821 não está – ainda hoje – ao melhor nível. Porque está.Xiaomi-01

Com o Snapdragon 821, 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, o Xiaomi Mi Mix está ao alcance das tarefas mais duras que lhe possamos solicitar. Estamos aqui perante memórias rápidas UFS 2.0., não eMMC como noutros dispositivos de valor semelhante, pelo que a capacidade de processamento para encaixar apps pesadas está garantida.

O ecrã, entretanto, é um IPS LCD de 6.4 polegadas e resolução FHD. Parece algo curto para um ecrã destas dimensões, mas os pixéis não se notam particularmente e a qualidade de imagem não desilude.

Ora por trás deste ecrã está o já mencionado emissor de som por ressonância magnética. De momento  parece funcionar como a marca anuncia  a e avizinha-se muito eficaz.Xiaomi

Um ponto particularmente positivo nesta fase da nossa análise é a bateria que, com os seus 4400mAh tem surpreendido pela sua longevidade e capacidade para aguentar um dia inteiro de trabalho árduo. Será efectivamente das melhores performances de bateria que tenho tido a oportunidade de ver, e entretanto a carga completa dura pouco mais de uma hora, pelo que para utilizadores intensivos este será um bom smartphone.

No departamento das câmaras, o Mix conta com uma câmara de 16MP na face traseira e uma câmara de 5MP para selfies, colocada na estranha posição inferior do ecrã. Este não é um ponto problemático, já que a câmara poderá ser utilizada invertida.

No entanto, a Xiaomi optou por um sensor da Omnivision com pixéis de 1nm. Não obstante parecerem tecnicamente impressionantes, os pixéis de tamanho reduzidos caíram no desfavor da gama alta, já que não são capazes de oferecer a mesma qualidade de imagem e características gerais dos pixéis maiores. Especificamente, demonstram maior tendência para contaminação de pixéis adjacentes, detalhes mais suaves e pixelização. De um lote muito interessante de características, a câmara do Xiaomi Mi Mix será a única que não se encontra totalmente ao nível das aspirações deste dispositivo.

wp-1500138029254..jpgwp-1500138059171..jpgwp-1500138044919..jpg

  • Expectativas

À medida que troquei opiniões com diversas pessoas relativamente ao Xiaomi Mi Mix, muitas foram as que o consideraram o mais bonito smartphone do mercado. É difícil discordar: o design é extremamente limpo e minimalista, com o elevado brilho do exterior a exercer uma atracção apreciável.

Mas, de modo talvez surpreendente, o Xiaomi Mi Mix não é apenas estilo, mas também substância. A MIUI está perfeitamente à vontade com a ampla capacidade de processamento e o dispositivo tornou-se rapidamente uma impressionante ferramenta de trabalho que não só garante celeridade, como elevada taxa de disponibilidade, graças a uma bateria generosa.

E a pergunta com que iniciamos este artigo? O que vale o Xiaomi Mi Mix em 2017?

Interessantemente, volvidos seis meses desde o seu lançamento, o Xiaomi Mi Mix continua a despertar paixões e não perdeu nenhum do charme inicial com que moldou as expectativas dos consumidores e levou à criação de uma legião de clones. Por dentro, ao fim de alguns dias de utilização, é óbvio que o Mix será capaz de corresponder aos desafios lançados por novos dispositivos.

O Xiaomi Mi Mix pode ser adquirido por €620 na Neptune Circle. Entretanto não percam estas páginas para saberem mais sobre este extraordinário dispositivo na análise profunda da Tek Genius.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui