Esta semana foi lançada com grande sucesso uma campanha de financiamento para a primeira proteção invisível para ecrãs de telemóvel e outros painéis de vidro, a ProtectPax.
A APS Produkte UG recorreu a nanotecnologia para criar um líquido que funciona a nível microscópio, e enquanto seca preenche todas as irregularidades do vidro de um ecrã e deposita-se sobre ele, criando uma proteção totalmente invisível a olho nu.
O material de que é feito este líquido aumenta a resistência do ecrã até 600%, até 9H na escala de Mohs, correspondendo ao rubi ou à safira.
Quando as nanopartículas do ProtectPax adquirem a disposição final, a estrutura cristalina permite ao ecrã resistir a arranhões com lâminas ou impactos de 6Kg. A estrutura cristalina é igualmente aquafóbica, repelindo água, gordura e sujidades, pelo que o ecrã permanecerá mais limpo.
Finalmente, uma caraterística muito interessante deste revestimento é que liberta oxigénio ativo quando exposto a radiações UV, efetivamente possuindo uma ação antibacteriana.
O ProtectPax pode ser utilizado em qualquer painel, de smartphone ou computador e tablets, e inclusivamente nos painéis traseiros, onde permitirá proteger o dispositivo durante mais tempo contra danos e desgaste.
A um mês do final da campanha no Indiegogo, o ProtectPax já excedeu os valores inicialmente pedidos, mostrando o potencial da ideia.
O produto nem sequer é particularmente caro, com dois packs (para dois dispositivos) a custarem $17 mais despesas de envio.