Há pouco mais de um ano atrás, os Sony Xperia possuíam um característico leitor biométrico na lateral que, por algum motivo potencialmente relacionado com patentes, impedia a Sony de comercializar nos EUA dispositivos com leitores biométricos. Agora que a Sony passou o leitor biométrico para a traseira, a Samsung vai no caminho inverso e uma unidade inerte do Samsung Galaxy J6 Prime (ou Galaxy J6+) revela um leitor biométrico precisamente numa posição lateral.
A Samsung está claramente a mudar um pouco a sua postura em termos de design e depois do Galaxy S8 ter uma posição muito criticada para o leitor biométrico, esta foi melhorada nos Note8, S9 e Note9, se bem que permaneça algo longe do ideal. O Samsung Galaxy J6 Prime é, por isso muito significativo ao ser o primeiro smartphone da Samsung a localizar o leitor biométrico na lateral, o que permitirá avançar com um ecrã de rebordos reduzidos mais consonante com as tendências estilísticas do ano.
Ao mesmo tempo, o Galaxy J6 Prime (ou Galaxy J6+) exibe um módulo com 2 câmaras, esperando o autor que este setup se dissemine pelos dispositivos da Samsung com celeridade, e com algum valor acrescentado para o utilizador.
Porquanto a unidade mostrada possua uma capa de protecção que esconde os detalhes mais subtis da sua construção, é possível que se mantenha a construção em metal do Galaxy J6 já no mercado, com o módulo fotográfico a manter uma forma semelhante e o corpo do J6+ a exibir o que será em produção a saída de áudio na lateral esquerda, com duas teclas físicas na lateral esquerda. Sem surpresas, a base exibe o jack de áudio e uma abertura micro-USB.
Não existem ainda dados concretos quanto ao hardware do Samsung Galaxy J6+, mas é expectável que o equipamento inclua um ecrã AMOLED HD+ com proporções 18:9 sem notch. Os rumores actuais apontam para a presença do Snapdragon 450 com 4GB de RAM a bordo, além de uma bateria de 4,350mAh.
Tanto o Galaxy J6+ quanto o J4+ receberam recentemente certificação do Bluetooth SIG, o que poderá indicar um lançamento ao longo das próximas semanas.
Expectavelmente, o preço será um grande ponto de foco que poderá determinar quão bem sucedidos serão estes dispositivos face a concorrentes como os Xiaomi Redmi.