A pandemia não fez mais do que acelerar a descentralização do local de trabalho e aumentar o foco colaborativo do trabalho, passando-se para um work from anywhere que necessita de um acesso descentralizado a dados e bases de conhecimento. É aqui que entra a nova ferramenta Microsoft Purview, que combina as capacidades de gestão de dados do Azure Purview com o portfólio Microsoft 365 de Segurança e Compliance, oferecendo recursos de gestão de identidade e acesso/proteção contra ameaças, segurança na cloud, gestão de endpoints e gestão de privacidade, numa abordagem de segurança abrangente.
Segurança em ambientes multicloud/multiplataformas
Para amplificar as funcionalidades do Microsoft Purview, o Microsoft Purview Data Loss Prevention (DLP) está agora disponível para endpoints MacOS. As organizações poderão, assim, amplificar os seus conhecimentos e controlos de DLP a dispositivos que executam MacOS.
Para que dados confidenciais possam ser partilhados em segurança, é necessário identificá-los. Como tal, a Microsoft amplificou o catálogo de tipos de informações confidenciais com mais de 50 novos classificadores, disponíveis para DLP, proteção e gestão da informação, gestão de riscos internos, gestão de registos, eDiscovery e Microsoft Priva.
Com os utilizadores remotos a acederem regularmente a ficheiros a partir de múltiplos locais, dispositivos e aplicações, a visualização em simultâneo de documentos encriptados para dispositivos móveis (iOS e Android) permite que vários utilizadores trabalhem simultaneamente em aplicações e documentos Microsoft 365 com gravação automática, assegurando, assim, uma maior colaboração e produtividade em tempo real.
Para ajudar a simplificar o processo de configuração de definições de retenção, eliminação e proteção de documentos, a Microsoft anuncia a pré-visualização pública do Microsoft Purview Data Lifecycle Management (anteriormente, Microsoft Information Governance).
Proteger a empresa e os colaboradores num ambiente de trabalho híbrido
Nos últimos dois anos pandémicos, muitas organizações adaptaram-se a alterações na força de trabalho por via do trabalho remoto. Para dar às equipas de segurança conhecimentos que permitam manter os dados seguros, a Microsoft melhorou as funcionalidades de deteção e investigação do Microsoft Purview Insider Risk Management, incluindo uma cobertura alargada com o Microsoft Defender for Cloud Apps.
Mas os dados confidenciais não se limitam a transações comerciais. De acordo com o relatório anual de 2022 do Work Trend Index, da Microsoft, os colaboradores estão a comunicar através de uma maior variedade de canais digitais. Face a este contexto, a Microsoft anuncia novos recursos no Microsoft Purview eDiscovery Premium, que melhoram a identificação de dados no Microsoft Teams e ajudam a gerir as retenções legais.
Para ajudar as organizações a manter uma cultura de trabalho positiva e um forte compromisso com a privacidade dos utilizadores, o Microsoft Purview Communication Compliance ajuda a detetar violações do código de conduta (assédio, ameaça à linguagem ou partilha de informações e conteúdos confidenciais). As mais recentes funcionalidades incluem o reconhecimento ótico de caracteres, modelos de machine learning, redução do tempo de deteção-investigação e orientação para onboarding.
A Microsoft anuncia, ainda, o lançamento de avaliações contínuas de compliance no Microsoft Purview Compliance Manager de forma a ajudar as organizações a economizar tempo e esforços na gestão e tratamento de dados, a partir de mais de 30 recomendações de um conjunto de soluções.
Para saber mais sobre as soluções de segurança da Microsoft, aceda a este link.