A Samsung pode ter passado à frente de todos com o Exynos 980, e a Huawei respondeu à letra com o potentíssimo Kirin 990 anunciado hoje, mas a Qualcomm não está parada e confirmou que os próximos integrantes da família Snapdragon 600 e Snapdragon 700 terão tecnologia 5G integrada.
Pelo menos o Snapdragon 735 já era esperado com tecnologia 5G, para equipar pelo menos dois Nokias no futuro muito próximo, mas o anúncio de que também os Snapdragon da série 600 teriam modem 5G integrado é extremamente importante.
A tecnologia 5G é, para já, impeditiva na grande parte do mundo civilizado. Não só os smartphones compatíveis se encontram entre os mais caros, como os tarifários prometem ser assombrosos. Para que o efeito de massa se faça sentir no abate dos preços, é imprescindível que os smartphones budget comecem a incluir a tecnologia. Ora, se a Samsung hesita em licenciar os seus Exynos e a Huawei não o faz de todo, caberá à Qualcomm a grande responsabilidade de democratizar o mercado.
Ao todo, a Qualcomm estará já em negociações com 12 fabricantes, incluindo LG, Oppo e HMD Global, com os samples já em fabrico.
No entanto, se os primeiros equipamentos 5G na família Snapdragon 700 chegarão quiçá no início do ano, os Snapdragon 600 só a disponibilizarão no final de 2020. Isto não quer dizer que todos os Snapdragon destas famílias incluam 5G, o que teria o efeito de os encarecer. Mas pelo menos alguns terão 5G e isso é excelente.