Como veiculamos inicialmente ontem, a Qualcomm anunciou os primeiros benchmarks dos seus CPU Snapdragon X Elite, solução com que quer competir não só com a Intel e AMD no mercado dos computadores Windows, mas também oferecer algo concorrente aos processadores da Apple com tecnologia ARM.
O que é um Snapdragon X Elite?
A nova CPU Snapdragon X Elite da Qualcomm conta com um novo tipo de núcleo, o “Oryon”, fabricado em 4nm pela TSMC, e conta com 12 núcleos até 4.3GHz num núcleo ou 3.8GHz em todos os núcleos simultaneamente. Os núcleos estão dispostos em três clusters de 4 cada. A CPU inclui ainda uma gráfica Adreno com capacidade de 4.6 TFLOPS, não tendo ficado de fora um forte foco na inteligência artificial, com um acelerador IA Hexagon com 75 TOPs de desempenho. O Hexagon suporta aplicações aceleradas por IA como o Windows Studio Effects e promete desempenho por watt 68% melhorado.
Estes chips são destinados ao mercado dos computadores Windows e por isso, ao nível das restantes especificações, incluem aquilo que podemos esperar de chips topo de gama, incluindo suporte para até 64GB de RAM LPDDR5X-8533, armazenamento PCIe Gen 4.0 NVME e ainda a inclusão de conectividade avançada, graças ao Snapdragon X65 5G.
Performance assustadora
Para a concorrência, claro. Os benchmarks revelados pela Qualcomm são impressionantes no sentido em que o novo Snapdragon X Elite oferece um desempenho single core comparável ao tremendo Intel Core i9-13900HK, e superando amplamente o Apple M2, enquanto o consumo energético fica 30% abaixo do conseguido por este último, permitindo postular um grande ganho em autonomia ou leveza de dispositivos.
Ao nível da concorrência ao i9-13900HK, a diferença em termos de performance bruta é menor, mas o consumo energético é 70% inferior, diferença nada menos do que fabulosa.
É uma tendência que a Qualcomm anuncia para o desempenho multi core. Aqui a Qualcomm aponta as armas aos processadores Intel P e U, como os i7-1355U e i7-1360P, indicando o dobro do desempenho com 68% de poupança energética. O mesmo tipo de diferença abismal é vista ao compararmos a Adreno com a GPU integrada do i7-13800H, oferecendo a Qualcomm o dobro da performance, com 74% menos de consumo energético.
Há muita margem de manobra em termos do que será a real diferença entre cada chip, considerando que a Qualcomm correu os testes gráficos no 3DMark Wildlife Extreme, mas os restantes testes da suite da 3DMark oferecem valores substancialmente diferentes para cada gráfica. A Qualcomm sabe-o, nós sabemos. Ainda assim, os números são para já impressionantes e vão necessariamente levar a uma resposta musculada da Intel e AMD. Terão de o fazer, e a resposta virá sob a forma dos Intel Meteor Lake e dos Strix Point da AMD, que poderão recuperar toda a diferença que vimos nestes gráficos.
Os primeiros portáteis com Snapdragon X Elite são esperados em meados de 2024, pelo menos.
Mais sobre o Snapdragon X Elite: SnapdragonXEliteProductBrief.pdf (qualcomm.com)