Se bem se lembram, no final de 2017 muitos pensavam que aquele que se tornou mais tarde o Nokia 8 Sirocco seria o Nokia 9. Ainda mais importante, pensava-se que esse dispositivo seria lançado no final de 2017, mas acabou atrasado até ao MWC e parece que o mesmo poderá acontecer com o Nokia 9, segundo os mais recentes rumores sobre este dispositivos.

O atraso poderá ser algo complicado de engolir para os inúmeros fãs da renascida marca Finlandesa que desde o início de 2017 aguardam por um Nokia 9 que tarda em se materializar. E a espera será tão mais difícil quanto se olha para aquilo que muitos começam a julgar que o Nokia 9 será: um colosso com 5 câmaras fotográficas principais dispostas em polígono, a que se juntará um ecrã infinito com um pequeno notch e um lábio inferior generoso. Esta imagem já reproduzida pela TekGenius é, de momento, apenas uma possibilidade. Nesta fase, o Nokia 9 pode ser ainda muitas coisas por concretizar, e temos que ficar com os dedos cruzados à espera do melhor.

Um monstro de cinco câmaras

A possibilidade da Nokia lançar um dispositivo com câmaras excepcionais é quase uma obrigação para a herdeira da pioneira dos telemóveis com câmara fotográfica e da icónica tecnologia PureView que realmente agitou o mundo da fotografia mobile como poucas outras alternativas.

Mas, ainda assim, cinco câmaras fotográficas representam um desafio técnico para qualquer equipa de engenharia. Ainda assim, é mesmo com cinco câmaras que o Nokia 9 deverá ser equipado se acreditarmos nos rumores mais recentes, ultrapassando a Huawei que instalou 3 câmaras no seu Huawei P20 Pro e deverá repetir a proeza no futuro Mate 20.

Para já vimos a este respeito um render duvidoso e uma imagem igualmente suspeita em que diversas das câmaras parecem repetir os reflexos umas das outras, apontando para a possibilidade de clonagem. A ser real, o dispositivo terá que encontrar um meio para dispor de espaço interno de todos estes sensores sem comprometer os restantes componentes, com a bateria perigosamente perto, tal como o processador, ficando-se com um ponto potencial de aquecimento excessivo.

Entretanto, cinco câmaras fazem exactamente o quê? Pensa-se que uma das câmaras será uma ultragrande angular, uma outra será utilizada para zoom óptico, e uma terceira será monocromática. Sobra a câmara principal que será tradicional, e a quinta câmara poderá ser auxiliar ou permitir zoom ainda mais expressivo.

No fundo, é quase uma combinação de sonho para fotógrafos mobile, mas a implementação técnica será uma maravilha tecnológica em si mesma. Poderá ser face às dificuldades técnicas desta implementação que a Nokia decidiu adiar alguns meses o anúncio oficial, mas esta decisão é em si mesma um risco. Se o lançamento se der de facto em Fevereiro, o Nokia estará a enfrentar toda uma nova horda de equipamentos com o Snapdragon 855, quando o Nokia 9 chegará certamente com Snapdragon 845.

E vocês? Conseguem esperar até Fevereiro por “este” Nokia 9?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui