Depois de anunciar os Realme 9 Pro em Fevereiro, a Realme anunciou hoje os Realme 9 e Realme 9 SE, sendo que este último é particularmente bem conseguido e será uma hipótese atraente para aqueles à procura de um bom negócio, com o seu Snapdragon 778G e ecrã de 120Hz.
Começando então pelo Realme 9 SE, o sufixo “SE” por regra aponta para um equipamento mais contido, mas a Realme trocou-nos aqui as voltas e estamos perante um “Speed Edition”, explicando como é que, com o seu Snapdragon 778G, o Realme 8 SE é de facto mais potente que o Realme 9 Pro com o seu Snapdragon 695, o que lhe permitirá ter uma performance melhorada, tanto em termos de computação, quanto em termos de desempenho gráfico. Acompanhado de 6 ou 8GB de RAM e 128GB de armazenamento UFS 2.2 expansível, o Snapdragon 778G também permitiu a inclusão de WiFi 6 e Bluetooth 5.2, enquanto o Realme 9 5G terá de se contentar com WiFi 5 e Bluetooth 5.1.
Ainda com a postura de velocidade, o Realme 9 SE tem um ecrã de 144Hz de 6.6″ e resolução FHD, além de taxa de amostragem de toque de 240Hz. Não é uma taxa de atualização verdadeiramente dinâmica, mas ainda assim existem seis taxas de atualização disponíveis, com a mais baixa nos 30Hz. A câmara frontal é de 16MP.
Uma bateria de 5000mAh com carregamento de 30W oferecerá uma autonomia muito aceitável, e recarregamentos rápidos em caso de necessidade.
Portanto, se a aposta é na velocidade, mas este não é um smartphone Pro, alguma concessão teria de existir e encontramos então um departamento fotográfico onde a câmara de 64MP é trocada por uma de 48MP, acompanhada pelos mesmos sensores macro e de profundidade.
Chegando então ao Realme 9 5G, encontramos um smartphone equilibrado e mais contido, que mobiliza o MediaTek Dimensity 810 com 4 ou 6GB de RAM e 64 ou 128GB de armazenamento interno. Entretanto, o ecrã de 6.5″ continua a ser FHD, mas a taxa de atualização desce para os 90Hz e a amostragem de toque para os 180Hz.
As câmaras são exatamente as mesmas, mas por limitações do processador, o Realme 9 5G não grava vídeo a 4K, o que está ao alcance do SE, enquanto a bateria mantém os 5000mAh de capacidade, mas um carregamento mais lento de 18W.
Em termos de disponibilidade e preços, ainda não há confirmações dos valores internacionais, mas à taxa de conversão atual, o Realme 9 SE começará logo abaixo dos €240, enquanto o Realme 9 5G será mais económico, com um preço inicial equivalente a €175.