No mundo pouco luxuoso dos computadores para empresas, não há muito glamour, mas é neste segmento que encontramos alguns equipamentos que marcam pela solidez e polivalência. E neste preciso segmento, temos desta vez na nossa secretária o ASUS ExpertBook B1 na sua versão B1502CBA. Este portátil empresarial de gama de entrada oferece um design suficientemente elegante para convencer, mas pontua principalmente por uma riqueza de portas físicas que é rara hoje em dia. Por isso, sentir-se-á tão à vontade no escritório, quanto em casa, oferecendo polivalência e a quantidade certa de desempenho para agradar a todos.

Especificações técnicas (como testado):

  • Processador: Intel Core i7-1255U Processor 1.7 GHz (12M Cache, up to 4.7 GHz, 10 cores)
  • Ecrã: TN de 15.6″ 1920×1080, 45% NTSC, ecrã anti reflexo
  • Armazenamento e memória:512GB SSD, 16GB RAM
  • Gráfica: UHD Graphics
  • Portas: 1x USB 2.0 Tipo-A, 1x USB 3.2 Ger. 1 Tipo-A, 1x USB 3.2 Gen 1 Tipo-C com PD, 1x USB 3.2 Ger. 2 Tipo-C PD e display port, 1x HDMI 1.4, 1x 3.5mm conexão áudio combinada, 1x RJ45 Gigabit Ethernet
  • Autonomia: 45Whr
  • Peso: 1,69Kg
  • Dimensões: 36.16 x 23.30 x 1.99cm

Design elegante, com foco na conectividade

O ASUS ExpertBook B1 tem um design muito interessante para um equipamento barato, usando linhas limpas e ângulos para simular uma espessura mais fina do que a realidade. A construção é fundamentalmente em plástico, o que está consistente com o seu preço <1000€, mas é certamente bem rematado.

O plástico cede um pouco sob pressão, mas ainda assim o ASUS chega com certificação MIL-STD-810H, o que diz muito da sua vocação para utilização empresarial ou escolar.

Em torno do ecrã temos rebordos aceitavelmente pequenos, embora a espessura do painel propriamente dito seja expressiva, levando a ASUS a colocar alguns acabamentos em chanfra para minimizar a espessura aparente. No topo, uma câmara HD mostra-se equipada com uma proteção laranja para garantir que não somos espiados.

O ponto de interesse é a povoação de entradas em ambas as laterais, que incluem não só portas Thunderbolt modernas, como entradas legacy VGA. Começando por aqui, temos mesmo duas portas USB-C, incluindo a Thunderbolt 4 com a qual podemos carregar o portátil com um monitor externo, uma porta USB 3.2 e uma USB 2.0. O ASUS ExpertBook B1 oferece ainda uma porta HDMI e uma RJ-45.

Teclado surpreendentemente bom

Ponto onde a Asus deve ser congratulada, é certamente a qualidade do teclado disponível no ASUS ExpertBook B1. Sendo um equipamento barato, as expetativas eram baixas, mas a Asus esteve bem, com um teclado completo que inclui um teclado numérico completo para ajudar à produtividade. As teclas numéricas são algo pequenas, no entanto, podendo não ser as mais ágeis do mercado, graças às margens generosas em torno do teclado.

O destaque, no entanto, ultrapassa a mera disposição das teclas: é a atuação relativamente silenciosa das teclas, a boa distância de atuação e solidez da ação de digitação, com excelente reconhecimento de cada toque.

Isto é tão mais interessante, quanto a construção de plástico, algo flexível, por vezes provocar ecos em equipamentos comparáveis. Tal não acontece no ExpertBook B1, surpreendentemente.

O teclado mostra-se, por isso, de utilização muito confortável por longos períodos de tempo, até porque as teclas são amplas e têm bom espaço entre si, o que é fundamental num computador de vocação empresarial. Falta apenas retroiluminação, e as letras são decalques, cuja durabilidade só o tempo confirmará. Entende-se talvez esta omissão pelo segmento de preço, e é uma omissão transversal aos portáteis deste tipo; a ASUS não está sozinha. Podemos dizer que vamos usar o portátil principalmente em escritórios bem iluminados, e isso será fundamentalmente verdade.

Um trackpad acompanha, obviamente, este teclado e revela-se sólido, com toques bem reconhecidos.

Ecrã e áudio aceitáveis

Bom, em termos de ecrãs, com uma unidade 15.6″ com 45% do espaço de cor NTSC, o ASUS ExpertBook B1 não surpreende, o que, no fundo, está consistente com o seu segmento. Mais importante do que as cores e contrastes, um bom revestimento antirreflexo para mitigar as luzes do escritório faz a diferença para um computador que será principalmente utilizado para tarefas de Office, mail ou – talvez mais exatamente – múltiplas tarefas de apoio ao utilizador. E nestes cenários, o ecrã é mais do que suficiente para uma utilização prolongada em conjunto com o excelente teclado, mantendo a toada de um portátil bem concebido para quem vai teclar longamente.

A câmara continua a ser HD, impressionando pouco em termos de qualidade de imagem, pelo que o ASUS ExpertBook B1 será um equipamento de videoconferência de recurso mais do que de vocação principal, com altifalantes que também acompanham com qualidade mediana. No lado absolutamente positivo, além de podermos bloquear eletronicamente a câmara a partir da tecla Fn, temos um shutter físico para privacidade adicional.

Desempenho com pernas longas

Na sua geração mais recente, os ASUS ExpertBook B1 podem ser equipados com diversas opções de processadores Intel Core de 12ª geração. No nosso caso, contamos com um muito capaz Intel Core i7-1255U com 16GB de RAM.

Este é um processador típico de portáteis ultrafinos ou económicos como é este o caso, oferecendo 2 núcleos P com arquitetura Golden Cove e 8 núcleos eficientes E com arquitetura Gracemont. Os dois P-Cores podem ter frequências de 1.7 a 4.7 GHz, suportam hyperthreading para um total de 2 threads. Crucialmente, o Intel Core i7-1255U tem um consumo base de 15W e um consumo mínimo de 12W, posicionando-se assim como um chip capaz de oferecer performance razoável com baixo consumo energético, embora a Intel dê às marcas ampla margem de configuração.

Ao nível gráfico, contamos com uma GPU Intel UHD integrada que não será particularmente excitante para aplicações graficamente intensivas. Os jogos terão de ser aqueles que exigem o mínimo possível. Afinal, este computador é um peso-pesado para o escritório polivalente.

Mas, no global, o i7-1255U oferece um desempenho perfeitamente adequado para trabalhos quotidianos, incluindo aplicações Office e outras aplicações empresariais que se sentirão perfeitamente à vontade aqui. As navegações nas redes sociais ou Internet serão excelentes.

Sendo um processador de baixa voltagem, o i7-1255U também permite ao ASUS ExpertBook B1 dispor de um sistema de refrigeração louvavelmente silencioso, mesmo sob carga. É de notar que não só a temperatura não se torna incomodativa durante longas utilizações, como o funcionamento das ventoinhas é suficientemente silencioso para convencer.

Quanto à autonomia, o teste Procyon ofereceu-nos 5h58min de utilização em contexto Office, um cenário de utilização relativamente intenso que deixa por isso um bom indicador de até onde poderemos ir.

Conclusão

No segmento dos computadores empresariais, a ASUS bate-se com alguns pesos-pesados do segmento e a concorrência não lhe faz a vida fácil. Com o ASUS ExpertBook B1, a marca certamente coloca em cima da mesa um equipamento extremamente prático que se foca no fundamental para as empresas. Não é particularmente leve ou potente, mas a ampla oferta de portas, tanto modernas, quanto legacy. Para quem já chegou ao trabalho para descobrir que faltava um cabo HDMI e o computador não tinha VGA, nem o monitor tinha Displayport via USB-C, o ExpertBook pode bem ser um salva-vidas para equipas que têm de se manter em movimento sem garantias do tipo de ligação que terão à sua espera.

Claro que a construção acaba por ser algo pesadona; muitos portáteis de vocação empresarial optaram por 13 ou 14 polegadas. As 15.6″ têm óbvias vantagens para os que vão contar acima de tudo com o seu próprio ecrã e beneficiarão das maiores dimensões que trazem consigo alguma autonomia também. O teclado é um ponto alto para quem aprecia uma boa experiência de digitação e, mesmo que o emprego seja uma chatice, um bom portátil pode ajudar a minorar as dores. O ASUS ExpertBook B1 marca essa diferença.

A juntar a todas estas vantagens, o ASUS ExpertBook B1 encontra-se disponível num amplo conjunto de especificações, oferecendo às empresas amplas opções de aquisição de equipamentos à medida das suas equipas e necessidades. O teclado à prova de derrames e a construção com certificação militar fazem deste portátil um puro-sangue empresarial.

REVER GERAL
Design & Construção
7.5
Características
7.7
Desempenho
8
Experiência de utilização
8.7
Bateria
7.7
Relação qualidade-preço
8.5
Artigo anteriorASUS ROG lança dois monitores revolucionários na família Strix
review-asus-expertbook-b1-um-perito-para-as-empresasNum mercado geralmente sem glamour, o ASUS ExpertBook B1 tem a seu favor um fenomenal teclado para produtivos, num chassis tão carregado de ligações físicas que pode ser uma opção fácil para qualquer empresa com parques informáticos diversos, minimizando custos de transição tecnológica. Disponível com configurações básicas ou mais potentes, pode ser configurado à medida das nossas necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui