A tecnologia nunca foi tão acessível, mas os preços continuam mais elevados do que muitos gostariam. A Espanhola SPC não gosta disso e tem algumas apostas muito baratas para quem quer cobrir os essenciais de um smartphone, sem gastar mais do que uma bagatela. Olhemos para o SPC Gen.
Ficha técnica:
- Ecrã: 5.45 polegadas, resolução HD+ 1520×720
- Processador: Unisoc SC986A
- Memória: 3GB RAM, 32GB de armazenamento expansível
- Câmaras principais: 13MP
- Câmara frontal: 5MP
- Bateria: 3,000mAh
O SPC Gen é um smartphone à moda antiga, daqueles que precisamos levantar a tampa para encontrar o cartão SIM e aceder à bateria para a trocar! Isto diz bem da simplicidade deste equipamento sem luxos nem detalhes supérfluos que incluem o seu exterior francamente banal. O que não é mau de todo, entendendo que a SPC quis dar-nos um smartphone utilitário para os utilizadores ocasionais que não são power users, nem pretendem agarrar-se a tarefas pesadas.
A SPC fez certamente diversas coisas boas neste smartphone, a começar pela interface praticamente limpa e indistinta do Android de fábrica, apesar de ser uma versão já antiquada, neste caso a 9.
O processador Unisoc SC986A é um octa-core a 1.6GHz que agrada quanto às prestações que oferece. Estamos a falar de um chip que consegue rivalizar bem com chips da família Snapdragon 400, e pude mesmo jogar um pouco de Call Of Duty no Gen, se bem que sem poder pedir muito em termos de fluidez de movimentos. No entanto, se puderem evitar a versão com 3GB, façam-no. Porquanto o sistema flui de modo aceitável, a experiência com tão pouca RAM torna-se rapidamente frustrante, já que é quase impossível manter mais do que duas apps abertas em simultâneo sem estas se arrastarem e reiniciarem.
E o SPC Gen não merece que fiquem frustrados com ele, não mesmo. Por isso, passem logo para a versão com 4GB que será menos penosa.
Quanto ao ecrã, é-nos disponibilizado um IPS de 5.45 polegadas com resolução HD+, o que é definitivamente uma mais-valia para termos imagens bem mais nítidas apesar do preço. A luminosidade é curta e o painel não parece ser IPS, já que exibe ângulos de visão restritos, contudo a experiência global é positiva.
Boas surpresas ao nível da autonomia e da fotografia. No caso da primeira, apesar de termos apenas 3000mAh, a bateria aguenta bem um dia inteiro, até porque o hardware não é exigente. E ainda bem, porque o carregamento disponível significa mais de duas horas para atestar esta unidade. Entretanto, no lado da fotografia, apenas uma câmara de 13MP faz a festa e consegue imagens razoáveis para o preço que estamos a pagar. A gama dinâmica é muito curta, com facilidade em queimar os pontos mais luminosos, mas dará para fotógrafos meramente ocasionais.
Em suma, o SPC Gen é um smartphone muito bem feito para cumprir com o essencial. Nem mais, nem menos. Para os amantes dos chats e redes sociais, a sua capacidade de memória será sem dúvida uma mais-valia que não se encherá rapidamente como a maioria da sua concorrência. Não é, de todo, um smartphone para utilizadores exigentes sem paciência para uma interface relativamente lenta.