Se são seguidores assíduos da Samsung, talvez lamentem que o Samsung Galaxy S8 não vá ter o seu momento de glória no Mobile World Congress. No entanto há boas notícias: o gigante Coreano vai demonstrar quatro projetos de realidade virtual e realidade aumentada, via Samsung C-Lab.
O projeto mais interessante são os óculos Monitorless. Estes óculos recorrem a lentes que permitem projetar em frente aos olhos os conteúdos de um ecrã de computador ou telemóvel. Fazendo o emparelhamento entre os três, podemos usar mesmo o smartphone como comando enquanto jogamos no computador, com a imagem espelhada nos óculos.
https://youtu.be/iOgs2Dspbm4
Mais fascinante é podermos alternar entre realidade aumentada ou realidade virtual com o mesmo dispositivo, alterando a opacidade das lentes.
Segue-se a VuildUs, que combina uma câmara de 360° com uma APP móvel. Esta câmara fotografa o espaço onde estamos e cria uma versão de realidade virtual do espaço.
Então, via um equipamento VR, podemos combinar os dados com a app e navegar num espaço de realidade aumentada onde é possível – por exemplo – verificar mobiliário para a casa, e como ficará a decoração.
Para os indivíduos com dificuldades visuais, a Samsung lançará igualmente a Relúmino, uma app que permite utilizar o Gear VR para ler e ver televisão.
https://youtu.be/HpnCOkq-R4I
A app possui capacidades avançadas de mapeamento de imagens, permitindo reorganizá-las de modo a que sejam perceptíveis por indivíduos com patologias específicas.
Finalmente, a traVRer é um serviço de exploração de localizações populares sem sairmos de casa, em 360°, com sons e com alternância seamless entre vídeos. Deste modo, os viajantes poderão verificar localizações em alturas específica do dia antes de as visitar.
[…] nas áreas da realidade aumentada e realidade virtual. Como já terão lido na Tek Genius, são três os anúncios da Samsung, com implicações lúdicas, mas igualmente no plano […]