Não acontece muitas vezes, mas aconteceu certamente desta vez, e a Samsung conseguiu revelar as principais características do seu futuro processador móvel de topo sem sequer o ter anunciado oficialmente. A proeza deve-se à distinção que a empresa recebeu por parte da CES2018, onde o Exynos 9810 foi reconhecido como um produto de destaque pela sua qualidade de engenharia e inovação.
E, obviamente orgulhosa, a Samsung clarificou que o Exynos 9810 é o seu mais recente processador de gama alta, de facto o primeiro da Series 9, já que o actual Note 8 recorre ao Exynos 8895.
O Exynos 9810 deverá então estrear-se no Samsung Galaxy S9, onde colocará em evidência alguma potência e eficiência, graças a 8 núcleos custom de terceira geração, GPU melhorada e um modem LTE que será o primeiro a chegar ao mercado com agregação de transportadoras 6CA. Entretanto, confirma-se igualmente que a Samsung continuará a fabricar os seus melhores chips em 10nm, mas num processo de baixo consumo de nova geração.
É curioso que depois de alguns anos a utilizar números perto uns dos outros para classificar os seus chips, a Samsung tenha optado por um número bastante distanciado entre gerações. Por exemplo, o Exynos 8895 sucedeu ao Exyno 8890 e este ao 8870. Agora a diferença é de quase 900 unidades. Quererá a Samsung indiciar que assistiremos a um chip verdadeiramente diferente e com muito mais potência?
A estreia provável do Galaxy S9 será na própria CES, ou no Mobile World Congress, mas poderemos igualmente ver uma cerimónia própria e independente, mas o que é certo que o anúncio oficial se dará o mais tardar em Fevereiro.
Entretanto, a Samsung deverá continuar a apostar numa linha de produção dividida, com o mercado Americano a receber uma versão do Galaxy S9 com o Snapdragon 845.
Este prémio enquadra-se na iniciativa da CES de Las Vegas que se dará no início de Janeiro e que viu a Samsung ser distinguida em 36 equipamentos, com destaque para o Galaxy Note 8 e Gear Fit2 Pro, embora só dois tenham efectivamente conquistado o prémio nas suas respectivas categorias.
[…] muito em branco sobre o Galaxy S9, mas sabemos já que o processador deverá ser o Exynos 9810. A Samsung confirmou o chip de modo bastante irregular, quando este foi distinguido pelos prémios de inovação da CES2018, […]