Passamos as últimas semanas a ver pequenas fugas de informação quanto aos próximos equipamentos Galaxy, nomeadamente os Galaxy A6 e A6+, equipamentos que procuram ser intermediários entre as gamas J e os mais potentes da gama Galaxy A. Com a oficialização dos dois dispositivos hoje, a Samsung prova que está atenta e a diversificar o seu portefólio.
O design dos dois Galaxy A6 e A6+ é especialmente bem conseguido, trocando o metal dos Galaxy A pelo acabamento em metal dos Galaxy J, com as características antenas em U destes últimos a conferir-lhes um look muito interessante. O destaque vai, no entanto, para o Infinity Display de que ambos os modelos dispõem, com as proporções da moda de 18.5:9.
No caso do Samsung Galaxy A6, este ecrã é de 5.6 polegadas e resolução HD+ 720×1,480. O A6 inclui ainda o octa-core Exynos 7870 com 3 ou 4GB de RAM e 32GB ou 64GB de armazenamento interno.
Um destaque irá direitinho para as câmaras. Embora o Samsung Galaxy A6 possua apenas uma câmara, esta unidade de 16MP possui uma abertura muito importante de f/1.7, com a câmara principal a trazer para a arena 16MP com abertura f/1.9 e flash LED dedicado.
Finalmente, o Samsung Galaxy A6 inclui uma bateria de 3,000mAh e chega com o Android 8.0 Oreo.
O Samsung Galaxy A6+ é maior e mais potente, mas mostra a vocação budget da família. Afinal, a Samsung optou aqui por um Snapdragon 450, algo mais potente que o Exynos no mais pequeno A6, mas ainda assim um chip que coloca o telemóvel claramente na gama de entrada.
O ecrã é também maior, passando para as 6.1 polegadas com resolução 1080×2220, e o número de câmaras aumenta. Passamos assim para uma unidade dupla na face traseira, com uma câmara de 16MP f/1.7 emparelhada com uma de 5MP e abertura f/1.9. À frente mantém-se apenas uma câmara, mas a resolução passa para 24MP com abertura f/1.9. Com este setup, o Samsung Galaxy A6+ é capaz de focagem selectiva, quer antes, quer depois da tomada da imagem.
Entretanto, a bateria passa para uns mais expressivos 3,500mAH.
Em comum, os Samsung Galaxy A6 e A6+ possuem optimização Dolby Atmos para os auscultadores, e chegam já com Bixby Vision e Bixby Home, além de suporte para Samsung Pay (nos mercados onde estiver disponível).
Os dispositivos estarão disponíveis a partir de Maio, se bem que a Samsung ainda não revelou os preços. Fundamentalmente, estes equipamentos procuram localizar-se entre a gama baixa dos Galaxy J e as funcionalidades premium dos Galaxy A. Nesse sentido, é interessante que reúnam algumas características modernas e incluam já o assistente Bixby que a Samsung tem procurado disseminar por toda a sua gama.
Até prova em contrário, estes parecem-me equipamentos muito interessantes para o segmento sub-300 Euros onde se faz a massa das vendas em Portugal.