Este ano, a Samsung fará algo atípico e lançará uma versão mais “leve” do seu equipamento de gama alta. O Galaxy S10e será o mais contido dos três Galaxy S10 a lançar no próximo dia 19 de Fevereiro, mas isso não significa que vá deixar de ter pontos muito interessantes e agora, graças a uma mega fuga de informação, já praticamente nada fica por saber sobre este terminal.
Se não podes vencê-los, junta-te a eles, e a Samsung parece ir mesmo lançar um terminal “Lite” ao estilo das marcas Chinesas, que por vezes colocam nesta classificação terminais que nada parecem ter que ver com os equipamentos principais. Mas a Samsung não lhe chamará Lite. O nome será mesmo Galaxy S10e, tendo em conta que manterá um hardware de gama alta e não se localizará na típica gama média dos “Lite. Face aos restantes S10, o S10e terá algumas diferenças: por exemplo, o ecrã não será curvo, nem incluirá um leitor biométrico no ecrã, mas manterá o ecrã perfurado para alojar a câmara frontal. Antes teremos um ecrã plano de 5.8 polegadas, com o leitor biométrico deslocado para a tecla Power na lateral. É a primeira vez desde o Galaxy S6, que um Galaxy S não tem ecrã curvo.
Ao contrário do que acontece com muitos concorrentes que optam por especificações inferiores ao nível do processador para os seus equipamentos Lite, o Galaxy S10e deverá chegar com o mesmo processador dos restantes S10, especificamente o Snapdragon 855 ou o Exynos 9820, com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. O terminal terá ainda duas câmaras enquanto os restantes terão três principais, mas é de destacar que uma das câmaras terá abertura variável de f/2.4 ou f/1.5 para se adequar a situações com mais ou menos luz disponível.
Entretanto a bateria será a mais pequena do lote, com 3100mAh e carregamento rápido, se bem que não sabemos nesta fase de que padrão.
Por isso, há ainda detalhes por clarificar quanto ao que este equipamento oferecerá aos utilizadores: teremos ou não carregamento wireless? A minha resposta a isto é “não”, tendo em conta os custos da tecnologia, mas ainda mais crucial é perceber se este terminal irá mobilizar altifalantes estéreo como os Galaxy S9 e os restantes Galaxy S10. As imagens reproduzidas abaixo mostram um protótipo, mas não são claras quanto a estes dados.
O Samsung Galaxy S10e parece vocacionado para apelar ao mesmo público que adquire o iPhone XR. Embora este “económico” da Apple tenha sido amplamente criticado pelas omissões, em termos de vendas tem sido um sucesso maior que os seus irmãos de marca, o que poderá colocar à Samsung uma boa oportunidade para aumentar as vendas na gama alta, com um produto que faz algumas concessões ao absoluto topo de gama para combater igualmente Xiaomi e OnePlus.
O preço deverá manter-se acima dos €700, o que não será impensável para um equipamento com o Snapdragon 855.