Na constante procura pelo mítico “Galaxy Mini”, os seguidores da Samsung podem ter em breve não o inexistente Samsung Galaxy S9 Mini, mas o Samsung Galaxy S8 Lite, uma versão refrescada e repensada do flagship de 2017.
Na verdade, a Samsung parece estar a recuperar a sua forma, declinando dispositivos com grande potencial, como os Galaxy S9, Galaxy A6 e A6+, ou o excelente Samsung Galaxy A8. Nesta desmultiplicação de equipamentos, é difícil saber onde encaixar o Samsung Galaxy S8 Lite, que retoma uma grande parte do design do S8, incluindo o módulo fotográfico com o leitor biométrico na posição mais detestada de sempre.
Por dentro, no entanto, este será um equipamento muito diferente, já que recorrerá a um processador Qualcomm Snapdragon 660, potente, mas não tanto quanto o Exynos 8895 do equipamento maior. Teremos igualmente 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Contaremos igualmente com 16MP para a câmara principal e 8MP para a câmara selfie. O ecrã será uma unidade de 5.8 polegadas FHD+.
Bom, as más notícias são que o dispositivo deverá ser um exclusivo da loja JD na China, pelo que as oportunidades de o vermos por cá serão extremamente escassas. No entanto, será este um equipamento essencial?
A minha convicção é que não, tendo em conta o actual alinhamento da Samsung. Mas em mercados onde o Galaxy S8 ainda é bem vendido, o charme da gama pode ser um bom motivo para esta iteração Lite.