Depois do anúncio do Huawei Mate 10 com o seu Kirin 970 imbuído de inteligência artificial, parece que as restantes marcas ficaram a correr atrás da Huawei. Ora poderá ser a sua grande rival Samsung a conseguir atravessar a meta com o Samsung Galaxy S9, que deverá ser revelado em Fevereiro de 2018.
A notícia chega via The Investor, que dá conta de um avultado investimento por parte da Samsung na Chinesa DeePhi Tech. Sediada em Tsinghua, a DeePhi será uma especialista em desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, e tem diversos investidores muito importantes, incluindo a MediaTek e a Amazon Cloud Services. É caso para nos perguntarmos o que sabe esta empresa, para que players deste calibre tenham investido nela.
O seu produto principal, como já indicamos, é a inteligência artificial, em particular um kit de desenvolvimento neural, o Deep Neural Network Development Kit (DNNDK), que promete simplificar e acelerar aplicações de aprendizagem profunda.
A Samsung estaria obviamente extremamente interessada neste tipo de tecnologia, tal como a MediaTek, firmemente enquadrada pela concorrente Qualcomm. Ao contrário da Qualcomm, no entanto, a MediaTek tem sido escassa quanto a comunicações em torno da inteligência artificial.
Fontes do The Investor acautelam no entanto que o investimento feito pela Samsung e outros investidores Coreanos poderá ter um fundo político e diplomático, não sendo por isso uma admissão de quão avançada ou disponível é a tecnologia da DeePhi.
No entanto, com a Huawei a tomar a dianteira nesta corrida à inteligência artificial, a Samsung não pode dar-se ao luxo de ficar para trás.