Como conseguimos unir um produto ao seu utilizador numa era de comunicação omni-direccional em rede? Com um fluxo livre de informação que chega aos consumidores através de vários meios, cada vez mais as marcas descobrem que a publicidade tradicional perde terreno face a outras formas de comunicação. Os consumidores mais informados da actualidade sentem cada vez mais o marketing tradicional como um sales pitch idealizado e procuram escapar-lhe, procurando mais e mais ricos dados quanto à utilidade quotidiana de qualquer produto de consumo. É aqui que entram os influenciadores, grupo emergente da nova era de comunicação multimédia, no qual a SamyRoad reforçou agora a sua aposta, numa nova campanha Ibérica para o Microsoft Surface.
As referências são um dos primordiais meios de conexão entre produtos e possíveis utilizadores, à medida que cada vez mais consumidores se afastam da publicidade directiva e procuram exemplos de utilizadores com os quais se conseguem conectar e identificar. Estes influenciadores estabelecem a ponte entre um produto tecnicamente complexo ou distante, por vezes com tecnicalidades de difícil tradução, e o quotidiano do utilizador, traduzindo na utilidade prática o que significam para a nossa vida pormenores técnicos algo esotéricos.
Os influenciadores estabelecem esta tradução entre o técnico, o marketing e a realidade prática dos utilizadores, sendo por isso um dois grandes eixos de ligação entre marcas e consumidores.
Do comunicado de imprensa:
A SamyRoad, plataforma especializada que junta marcas a milhares de criadores de conteúdo e influenciadores digitais, criou uma nova campanha para a Microsoft, escolhendo como protagonistas três influenciadores portugueses, conquistados pela versatilidade, potência, design e inovação dos produtos da família Microsoft Surface. Tiago Froufe, Diretor da Luvin, Marta Tili, Co-founder da HomeLovers e Marta D’Orey, escritora e fotógrafa, foram os influenciadores escolhidos a partir de uma seleção criteriosa de cruzamento de influência, target e assets qualitativos e quantitativos, que permitiu à SamyRoad identificar os melhores protagonistas para a nova campanha, implementada em território ibérico. #CreateYourOwnSucess retrata o dia-a-dia de personalidades com diferentes percursos e escolhas profissionais de sucesso, unidas pela admiração das características da família Surface e utilização do novo Surface Book 2, do Surface Pro e do Surface Laptop, associando cada produto ao perfil e preferências de cada um dos protagonistas.
Depois do sucesso da primeira campanha #SurfaceWoman, criada para o lançamento do Surface Laptop da Microsoft em Portugal, a SamyRoad foi novamente escolhida pela marca para um projeto que se estende a todos os produtos Surface e ao território ibérico, ficando responsável pela escolha dos influenciadores certos para retratar a utilização do novo Surface Book 2, do Surface Pro e do Surface Laptop no dia-a-dia, revelando a sua utilização de forma orgânica nas redes sociais e em posts de promoção em parceria com a Microsoft. Num conjunto de oito peças, um filme de 30″ por cada protagonista português, uma peça por cada protagonista espanhol, e duas peças de 60’’, englobando os filmes de cada país, a campanha #CreateYourOwnSucess marca a continuidade da colaboração da SamyRoad com a Microsoft, numa task-force conjunta que deu origem ao novo projeto ibérico, dirigido e produzido pela equipa portuguesa, em colaboração do escritório SamyRoad em Madrid.
A nível nacional, a plataforma especialista em estratégia de conteúdo de influenciadores, escolheu Tiago Froufe, Magda Tili e Marta D’Orey como os melhores exemplos da adaptabilidade e performance ímpares da família Surface no dia-a-dia de profissões e preferências distintas, respondidas pela versatilidade dos produtos que mais se adequam a cada perfil, e acompanhando os seus desafios e sucessos de forma incomparável. Já em Espanha, o projeto foi trabalhado com Barbara Crespo, blogger, Ana Gayoso, autora do blog La Champanera e o youtuber Juan Arroita, na criação de vídeos e publicações que revelam a utilização da família Surface no dia-a-dia dos influenciadores.
A proposta foi dirigida por Mónica Gonçalves, com toda a parte de insight, analitycs e identificação dos influenciadores e protagonistas, executada com base e uso da tecnologia propriedade da SamyRoad. A produção dos conteúdos vídeo e fotográficos ficaram a cargo da Wondr.
Para Francisco Morgado Véstia, Country Manager SamyRoad: “Este projeto vem reforçar a resposta diferenciada da SamyRoad na produção de estratégias de conteúdo focadas nos objetivos das marcas, mas também fundamentadas na forma e método diferenciadores como chegamos a cada projeto. Esta nova campanha para a Microsoft comprova essa mesma diferenciação na forma como abordamos a comunicação e o marketing das marcas com que trabalhamos. Hoje em dia, é comum as marcas quererem estar associadas a determinadas individualidades, mas mais do que escolher uma estratégia focada em determinado influenciador capaz de gerar um elevado engagement com o target, o nosso trabalho parte da utilização de métricas e metodologias inovadoras que nos permitem encontrar os perfis mais orgânicos para cada projeto.”
Para Inês Abreu, responsável Marketing Surface Iberia, “Na sequência da bem-sucedida campanha #SurfaceWoman, lançada em outubro de 2017, esta nova campanha #CreateYourOwnSuccess conta a história de 6 pessoas com percursos distintos, mostrando como a tecnologia os ajuda a tirar melhor partido dos seus talentos naturais. Com esta campanha marcamos também um momento importante para a família Surface – o lançamento em Portugal e Espanha do novo Surface Book 2, que nos permite ter agora uma oferta adequada a cada perfil de utilização e necessidade: o Surface Book 2, para quem procura o melhor desempenho, o Surface Pro, para quem privilegia a mobilidade e o Surface Laptop, para quem procura um computador leve e cheio de estilo. A SamyRoad compreendeu de forma exemplar o posicionamento e desafio de comunicação da marca Surface, o que nos permitiu escolher os protagonistas ideais e criar conteúdo de uma qualidade incrível. Estamos a comunicar uma mensagem distinta, com relevância local e com uma capacidade única de criar afinidade e interesse nos produtos Surface e, por isso, estamos muito contentes com o resultado”.