A Qualcomm acaba de oficializar o novo Snapdragon 450, com o que os smartphones budget receberão um amplo boost de potência e terão uma performance de meter inveja aos intermédios de ontem.
Afinal, com oito núcleos Cortex-A53 a até 1.8GHz e a Adreno 506, o Qualcomm Snapdragon 450 tem uma fisionomia muito semelhante à do Snapdragon 625. E se podemos pensar que noutros aspectos o Snapdragon 450 será menos avançado, pensemos de novo: o Snapdragon 450 introduz a litografia de 14nm na gama, com o que o novo chip será substancialmente mais eficiente do ponto de vista energético, por comparação ao Snapdragon 435 com litografia de 28nm.
O Snapdragon 450 apresenta ainda outras características avançadas, como um modem X9 LTE, suporte para câmaras duplas de 13MP ou uma única câmara de 21MP ou reconhecimento ocular.
A conectividade é igualmente interessante, já que além dos downloads até 300Mbps, o Snapdragon 450 terá capacidade voLTE.
Talvez mais interessante seja o suporte para Quick Charge 3.0, o que teria o potencial para revolucionar o segmento budget onde existem diversas opções com baterias generosas, mas onde a velocidade de carregamento peca por ser baixa. A questão é se os fabricantes vão agarrar e implementar esta tecnologia.
O Snapdragon 450 estará disponível para as OEM a partir do terceiro trimestre, com os dispositivos a estrearem o novo chip antes do final do ano.