Como esperado, a Qualcomm anunciou hoje o sucessor do Snapdragon 888. Mas, para lá do nome, o Snapdragon 8 Gen1 é um SoC muito diferente do seu antecessor, começando por adotar pela primeira vez a nova arquitetura ARMv9, deixando assim para trás a ARMv8, e apostando muito mais forte na segurança e na inteligência artificial.
O novo Snapdragon 8 Gen1 é também o primeiro chip da Qualcomm desenhado para litografia de 4nm, a combinação entre este detalhe e a nova arquitetura permitindo compreender que este será um chip que terá vantagens muito claras sobre o seu antecessor, em vez de simples incrementos de potência.
Em termos de desenho geral, o Snapdragon 8 Gen1 mantém a mesma disposição de núcleos, com um novo Cortex-X2 a 3.0GHz, três Cortex-A710 e ainda quatro núcleos de eficiência baseados no Cortex-A510. Em termos de evolução pura e dura, este chip oferecerá 20% mais de potência num envelope energético 30% inferior ao do Snapdragon 888. São ganhos interessantes, mas claro que os maiores serão mesmo ao nível da segurança e inteligência artificial, já mencionado acima. Afinal, com a ARMv9, cada app pode criar um ambiente de execução segura e isolada do próprio sistema operativo, significando que mesmo que este se encontre com uma falha, a app correrá sem que o próprio SO possa explorar a vulnerabilidade.
O novo Trust Management Engine é mais um passo para garantir a segurança máxima, mesmo que outras partes do sistema operativo estejam comprometidas.
Em termos de gráfica, a nova Adreno oferece igualmente 30% mais performance com 25% de poupança energética, mas isto são apenas números em bruto. O mais importante é que existem novas tecnologias a bordo para deixar os gamers satisfeitos. Assim, a Adreno Frame Motion Engine permite manter uma elevada taxa de quadros ou então manter uma taxa normal, com metade do consumo energético.
Entra em ação também a renderização volumétrica para gerar efeitos luminosos mais dramáticos e a nova Variable Rate Shading Pro, que otimiza as renderizações conforme as zonas dos gráficos, melhorando a generalidade dos gráficos em smartphones de hardware bem diferente.
Quanto à conectividade, o Snapdragon 8 Gen1 integra o modem 5G X65 com compatibilidade 5G sub-6 e mmWave, com uma capacidade máxima de 10Gbps. Bluetooth LE, Wi-Fi 6E estão também a bordo.
As principais marcas já anunciaram o suporte ao novo chip e os primeiros dispositivos poderão ser lançados ainda este ano.