Foi uma questão que muitos se terão colocado: com os verdadeiros flagships e equipamentos intermediários no mercado, não seria o Sony Xperia X demasiado caro? A resposta do mercado foi um redundante “sim”, levando a Sony a repensar a sua estratégia e a abandonar este segmento “affordable flagship”.
As contas o feitas, Xperia X e Xperia X Compact cumpriram apenas 43% dos objectivos globais, 31% excluindo o Japão. A performance é francamente medíocre, especialmente comparando-se com os 60% dos objectivos globais dos Xperia XZ e Xperia X Performance.
A decisão da Sony é peremptória: em 2017 teremos apenas a gama alta pura com os Sony Xperia XZ e XZs, e a gama intermédia, com os XA e L1.
Não havia nada de errado com o Sony Xperia X. Tratava-se de um soberbo smartphone, mas o preço era talvez demasiado alto para agradar quer a quem podia comprar um Z5 ou Z5 Premium, quer a quem preferia um intermédio mais económico. Pode dizer-se que o dispositivo estava morto à nascença.
Ao se concentrar em segmentos “puros”, a Sony pode capitalizar os recursos e colocar no mercado equipamentos com tecnologias diferenciadoras, como as câmaras capazes de perto de 1000fps ou os ecrãs 4K HDR.
O objectivo é claramente o de retomar alguma da fatia de mercado perdida nos últimos anos, aproveitando a superioridade tecnológica em mercados onde a concorrência Chinesa ainda permite margem de manobra.
A informação foi prestada aos investidores e chega-nos via Xperia Blog.