Todos os anos, a Sony marca presença na IFA onde tem por hábito revelar os seus smartphones de gama alta. Este ano não será diferente, com a Sony a confirmar para já um evento a 30 de Agosto, às 13 horas de Lisboa. Portanto, os candidatos mais prováveis para revelação serão os Sony Xperia XZ3 e Xperia XZ3 Compact, sucedendo à geração XZ2 e mantendo o atarefado calendário da Sony de regeneração de portefólio a cada seis meses.
Mas o que sabemos dos futuros Sony Xperia XZ3? Muito pouco, fora alguns rumores potencialmente incorrectos.
Por um lado, espera-se que o Sony Xperia XZ3 introduza quatro câmaras na gama alta da Sony, mais especificamente duas câmaras principais e duas câmaras frontais para as selfies. O processamento ficará a cargo do Snapdragon 845, pese embora alguns rumores tenham já colocado em cima da mesa o Snapdragon 855, mas uma tal afirmação será mais um caso de chamada de atenção do que pés assentes na realidade: ninguém espera que a produção em série do Snapdragon 855 comece no final de 2018 numa litografia de 7nm da TSMC, o que significará que os primeiros smartphones com o chip não chegarão ao mercado antes do segundo trimestre de 2019.
Portanto, a configuração mais provável para o Sony Xperia XZ3 inclui um Snapdragon 845 com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, um ecrã de 5.9 polegadas 18:9 com resolução 1440 x 2880 (portanto sem qualquer notch). Os mais recentes benchmarks (via)do suposto Xperia XZ3 (H8416) mostram apenas uma câmara, neste caso idêntica quase certamente à do Xperia XZ2 Premium, com 19MP, abertura f/1.8, possivelmente emparelhada então com uma câmara de 12MP e abertura f/1.6. Um último ponto de destaque é que o suposto resultado do GFXBench mostra o Android P a bordo, o que faria do Xperia XZ3 o primeiro equipamento oficialmente anunciado com o futuro sistema operativo.
Tudo isto é ainda bastante nebuloso, mas os Sony Xperia XZ2 e XZ2 Premium têm sido muito bem recebidos e é bem provável que a Sony continue com uma aposta idêntica em termos de design e funcionalidades avançadas. Em particular, a aposta num ecrã 2K é interessante, já que será o primeiro smartphone da Sony a utilizar esta resolução. A marca nipónica tem apostado sempre em FHD com os equipamentos Premium a ficarem com ecrãs 4K.