Com as grandes feiras de tecnologia de 2018 a aproximarem-se, aumentam as fugas de informação sobre os muito aguardados novos Sony Xperia, dos quais temos visto renders e mesmo imagens ao vivo. Na mais recente fuga de informação é o Sony Xperia L2 que surge em renders muito detalhados e num vídeo 360º que confirma que a Sony está a repensar seriamente o seu design e engenharia geral.
Não, ainda não teremos um dispositivo bezel-less nesta gama intermédia, mas é notório que a Sony acordou para a necessidade de colocar leitores biométricos nos seus dispositivos e, depois de o termos visto no Xperia XA2 Ultra, também o Sony Xperia L2 mostra um leitor de impressões digitais na face traseira, uma localização atípica para a Sony, mas certamente uma melhoria face à sua mais usual ausência.
O dispositivo pontua ainda por um design sóbrio, mas arredondado, que herda um pouco a disposição geral dos componentes externos, iniciada com o Sony Xperia XZ. As câmaras, tipicamente no canto superior direito, passam nos novos Xperia para o centro, com o Xperia L2 a não ser diferente, com a câmara ao centro logo acima do leitor biométrico. Os renders, no entanto, não permitem ver se a traseira será de policarbonatos ou metal.
Passando para o ecrã, este parece ser 16:9, padrão agora menos dominante, mas ainda muito comum, até porque os conteúdos 18:9 ainda escasseiam. Embora o dispositivo não encaixe no típico bezel-less, certamente que apresenta rebordos muito reduzidos face ao que tem sido tradição na Sony, com os rebordos laterais praticamente inexistentes, e os lábios superior e inferior nada ofensivos. A Sony está aqui definitivamente no bom caminho, no que deverá ser um equipamento de gama de entrada bastante sólido.
Outros pormenores que podemos verificar nos renders são a presença de uma porta USB-C e jack áudio, além de apenas uma câmara frontal, deixando as câmaras duplas para a gama XA2 que se encontra num segmento superior.
A ficha técnica do Sony Xperia L2 é, neste momento, um mistério, mas o ecrã deverá ser uma unidade de resolução HD e poderá correr ainda o Android 7.1.1, o que vai algo em contra-corrente face ao que tem sido a muito séria aposta da Sony no Android Oreo.
Sony Xperia L2, Sony Xperia XA2, XA2 Ultra e XA2 Plus, são apenas alguns dos dispositivos que a Sony deverá apresentar na CES de Las Vegas que se inicia esta semana, ou no Mobile World Congress de Barcelona no final de Fevereiro, juntamente com os sucessores da família Xperia XZ1. Aponta-se este ano para o regresso dos Snapdragon às gamas mais baixas da Sony, além de inúmeras alterações ao seu design de base, incluindo ecrãs bezel-less cuja existência as fugas de informação têm tardado em confirmar.
O design do Sony Xperia L2 agora mostrado é, no entanto, bastante interessante e elegante, podendo chamar facilmente à atenção pela sua novidade face à geração anterior, apresentada em Janeiro de 2017.