Diz muito do mercado mobile que a maioria de nós não conheça o Spreadtrum SC9863A. O mundo mobile é dominado por Qualcomm e MediaTek e quase nos esquecemos que outros fabricantes ainda existem no mercado e são bem capazes de produtos de qualidade. Será precisamente o caso do Spreadtrum SC9863A, anunciado em Maio de 2018 como o primeiro processador exclusivamente com núcleos Cortex A55.
Quase um ano depois, o chip estará finalmente a chegar ao mercado pelas mãos da TCL e do Alcatel 1s. Este smartphone não é ainda oficial e por isso os seus dados são ainda desconhecidas, apontando o XDA Developers a presença de um ecrã HD+, 3GB de RAM e Android Pie.
O facto de não conhecerem a Spreadtrum não deve desviar as atenções do Alcatel 1s. Ao recorrer a oito núcleos Cortex A55, o Spreadtrum terá uma performance comparável ao Snapdragon 630, o que é muito interessante, considerando que o futuro Alcatel deverá custar menos de €200. O seu maior problema será o fabrico numa litografia de 28nm, não particularmente eficiente do ponto de vista energético. Um pequeno preço a se pagar?
Se as completas especificações do Alcatel 1s e do Spreadtrum SC9863A ainda não são conhecidas, temos que considerar que decorre no final do mês o Mobile Word Congress e esta será uma boa altura para o Alcatel se tornar oficial.