O TCL 10 Pro, lançado o ano passado, foi um dos smartphones mais elegantes de 2020. A seu favor tinha um design soberbo e o melhor ecrã da sua classe, algo que a TCL quer renovar agora com o novo TCL 20 Pro 5G, acrescentando-lhe um processador muito melhor e, claro, conectividade 5G.

A TCL está devidamente orgulhosa do design do TCL 20 Pro 5G. O smartphone tem linhas muito elegantes e destaca-se por possuir curvas bastante limpas, sem elementos salientes no painel traseiro, como costuma ser normal. Ainda assim, este é o primeiro smartphone da TCL a incluir OIS numa câmara, uma adição muito bem-vinda e necessária.

O destaque vai, obviamente, para o ecrã de 6.9 polegadas FHD+ com a mais recente iteração da tecnologia NXTVision, capaz de melhorar toda a experiência de visualização, com conversão de conteúdos SDR para HDR, graças a um chip líder de mercado da Pixelworks. Este ecrã não deixa os seus predicados por mãos alheias: com 89 pontos no DXOMark supera o OnePlus 8T e mesmo o Samsung Galaxy Note20, mostrando ser para já o melhor na sua categoria de preço e superando mesmo alguns ecrãs de equipamentos mais destacados.

Por dentro também existem melhorias. O TCL 10 Pro original chegou com um Snapdragon 675 que não agradou profundamente a todos e o TCL 20 Pro 5G substitui-o pelo vastamente mais capaz Snapdragon 750G, um chip octa-core derivado do Snapdragon 765G e que se tem imposto muito bem no mercado.

Entretanto, apesar de ter este painel traseiro perfeitamente limpo, encontramos aí quatro câmaras. Curiosamente, se o TCL 10 Pro incluía uma câmara principal de 64MP, a TCL diz-nos que quis melhorar a qualidade fotográfica e optou por isso por um novo sensor Sony de 48MP que, como já dissemos, traz desta vez a muito útil OIS integrada. Sem um alto no local das câmaras? É obra, e o sensor ainda se faz acompanhar de uma câmara macro de 5MP, uma ultragrande angular de 16MP. O último sensor é um típico sensor de 2MP para bokeh. Mais uma vez, a TCL está confiante com a sua escolha e parece que teremos o primeiro smartphone da marca também avaliado pela DXOMark em termos de qualidade fotográfica e esta pontuação estamos mesmo curiosos para ver.

Do lado da bateria, o TCL 20 Pro é o primeiro TCL a chegar com carregamento sem fios a 15W, enquanto o carregamento com fios se mantém nos 18W.

O TCL 20 Pro une um design esmerado com uma qualidade de construção elevada, a um ecrã líder de mercado, mas acrescenta-lhe um processador muito mais consonante com a sua segmentação do que no caso do TCL 10 pro. É uma atualização muito interessante e uma boa segmentação que agrada.

O TCL 20 Pro 5G vai estar disponível imediatamente em vários países europeus nas cores Marine Blue e Moondust Gray. Em Portugal tem também disponibilidade imediata com um PVPR de 599,99€.

1 COMENTÁRIO

  1. Haja concorrência, na faixa dos 100 euros poderiam existir equipamentos deste nível. 90% do preço dos telemóveis são lucros das grandes corporações e intermediários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui