Deverá ser já este ano que chegarão ao mercado os primeiros smartphones com câmaras sob o ecrã. Embora não tenha particularmente grande fé nestas câmaras de primeira geração, hoje trago uma patente da TCL para um smartphone deste tipo, com um look muito catita.
Tal como o atual TCL 10 Pro, a patente da TCL mostra alguma simetria nas linhas do smartphone, parecendo que teremos um ecrã plano e uma face traseira curva, com uma moldura muito fina nas laterais.
As câmaras são pelo menos duas, organizadas na horizontal, no topo do smartphone e, tal como tem sido norma nos TCL, o módulo fotográfico parece ladeado por dois flash, mas duas outras perfurações poderão ser câmaras extra, embora me pareçam neste momento muito estreitas para essa função.
O topo é totalmente desprovido de detalhes, o que significa que não temos qualquer jack de áudio. Em baixo, uma porta USB-C, altifalante e bandeja do cartão SIM aglomeram-se. Outros detalhes dignos de nota são a ausência de botões em qualquer uma das laterais, ou de um leitor biométrico, apontando para um leitor no próprio ecrã.
Esta semana, a Chinesa Visionox anunciou estar em processo de fabrico da primeira câmara de smartphone sob o ecrã, podendo este TCL ser um dos seus primeiros clientes. Trata-se, evidentemente, de uma patente, mas os seus aspetos notáveis, como a ausência de teclas físicas, deixa-nos a pensar no que o futuro nos trará.