A nerazzurri não dominará este ano apenas nos dribles e nos golos. A histórica FC Internazionale Milano estreitou a sua parceria com a tecnológica Lenovo para ser um dos clubes de futebol tecnologicamente mais avançados em todo o mundo, numa parceria que envolve toda a dimensão da existência do clube, desde a experiência dos fãs, à gestão e à análise da performance da equipa campeã de Itália. Como parte desta parceria, o nome Lenovo passará a encontrar-se também nas costas dos jogadores do Inter, numa camisola com remate decididamente tecnológico.

O futebol é um desporto cada vez mais tecnológico, e não nos referimos aos meios de transmissão e arbitragem. Os jogadores de alta competição são atletas refinados e alto rendimento, cujas prestações em campo são cada vez mais complexas de seguir e melhorar. Aquilo que há alguns anos era uma visão estratégica, um “olho” para a coisa, é hoje em dia palco de enormes investimentos tecnológicos, numa tentativa de ajudar os clubes a compreenderem melhor os seus atletas, melhor analisar as suas métricas, mas dar-lhes igualmente melhores ferramentas de forma física, saúde e satisfação profissional.

Mas, fora dos derbies e dos relvados, muito para lá do 11 titular, um clube tão histórico e grandioso quanto o Inter de Milão é um empreendimento complexo e intrincado, que gere uma máquina de marketing, competição e negócios. Chegar ao jogo e ganhar é apenas a parte mais visível desta enorme máquina desportiva à qual a Lenovo quer oferecer o melhor da sua tecnologia.

A parceria entre o prodígio desportivo da Lenovo e do Inter já permitiu a este último aumentar em 20% a sua capacidade de processamento, armazenando e analisando mais de 100 milhões de pontos GPS recolhidos ao longo dos treinos das últimas duas temporadas, e reduziu em 25% o tempo de processamento de um relatório. Há ainda 400 terabytes de conteúdos digitais e 50.000 horas de vídeo.

Um trio de ataque para o sucesso

A parceria tecnológica entre a Lenovo e o Inter irá fazer-se em três dimensões de ataque.

  • Tecnologia de jogo: Com armazenamento e capacidade de processamento sem par, a tecnologia da Lenovo vai libertar o poder das metras e desenvolvimento dos jogadores. Pontos de dados estruturados e não estruturados permitirão ter uma nova visão tática sobre a forma dos jogadores e a análise dos jogos. Durante os treinos, o recurso a GPS permite conhecer e analisar a velocidade de um jogador, as distâncias e workload, e o seu impacto na performance da equipa como um todo. Esta informação permitirá não só analisar melhor os jogos, como preparar os próximos.
  • Tecnologia para os fãs: Ao todo, o Inter tem mais de 50 milhões de fãs, sendo também o clube Italiano com mais seguidores na Ásia. A estes fãs, a parceria com a Lenovo oferecerá melhores experiências nos dias dos jogos e abrirá uma janela para o quotidiano do mítico clube. A solução de Media Asset Management (MAM) da Lenovo permite ao Inter gerir uma coleção inestimável e inimitável de arquivos históricos, incluindo mais de 50.000 horas de vídeo, facilmente acessível e editável on demand. Um exemplo desta experiência é quando um fã insere a sua data de nascimento e nome para saberem o que estava a acontecer no clube nessa altura.
  • Tecnologia para negócios: A Lenovo ofereceu ao Inter tecnologia inteligente para se adequar às necessidades do clube e está a fornecer-lhe a sua perícia no desenvolvimento da sua sede e instalações de treino, abrindo as portas para o futuro do trabalho, com soluções de software e hardware como portáteis ThinkPad, monitores ThinkVision e equipamentos colaborativos ThinkSmart e mais. São poderosas ferramentas que preparam o Inter para trabalho híbrido e remoto, colaboração à distância e agilização de operações de negócio, permitindo ao Inter colaborar sem entraves de forma remota e via teleconferência.

Para Alessandro Antonello, CEO do Inter, “A fusão do futebol e da tecnologia agora é essencial para levar o Inter a novos patamares – desde a forma como interagimos com os nossos fãs, até às ferramentas que temos disponíveis – esta parceria da Lenovo está no centro de tudo isto. Temos o prazer de aprofundar a nossa parceria com a Lenovo: juntos, podemos impulsionar a inovação para tornar o Inter cada vez mais tecnologicamente avançado e vanguardista.”

“Desde a sua incepção vez que a nossa parceria tecnológica com o FC Internazionale Milano proporcionou melhorias reais e tangíveis no desempenho. Mais do que um patrocínio, este é um encontro de mentalidades vencedoras dedicadas ao sucesso contínuo dentro e fora do campo”, disse Luca Rossi, presidente do Intelligent Devices Group, Lenovo. “Focados em uma visão ousada para permitir uma tecnologia mais inteligente para todos, estamos ansiosos por continuar a fortalecer a nossa parceria para fazer avanços reais na transformação digital do Inter em um clube do futuro, para a sua próxima geração de fãs e comunidade alargada.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui