Ninguém gosta de ver painéis solares em cima dos telhados, mas agora já há solução. Elon Musk, CEO da Tesla Motors, anunciou o “telhado solar”. Telhas mais bonitas e práticas de aplicar, com a particularidade de serem painéis solares. E por incrível que pareça, Elon Musk afirma que este novo telhado poder vir a ser mais barato que as telhas convencionais. Isto sem ter em conta o que vai poupar com a energia produzida.
As novas telhas em vidro têm um circuito fotovoltaico integrado, como tal deixa de existir a separação entre o painel solar e telhado, eliminando a necessidade de criar sistemas adicionais para a fixação dos mesmos. Estas telhas podem tanto ser usadas em futuras construções, como para substituir os telhados tradicionais em telhados já existentes.
A Solar City, agora adquirida pela Tesla, tinha uma ideia muito concreta quando desenvolveu estes novos painéis solares. Musk afirmou o seguinte:
“O objeCtivo é ter telhados solares que sejam mais bonitos que os telhados normais, que gerem energia, durem mais tempo, que confiram um melhor isolamento, e que sejam mais baratos.”
Neste evento também apresentou a nova Powerwall 2.0, as baterias de grande capacidade da Tesla. A Powerwall 2.0 já se encontra preparada para funcionar em conjunto com o telhado solar, a combinação ideal para reduzir o o consumo energético da rede.
Para finalizar Musk disse ainda:
“A Tesla não é só uma empresa de carros. O objectivo real é inovar o futuro da energia. Os carros são uma parte da solução.”
Assistimos assim a um passo que poderá ser bastante marcante no mundo das energias renováveis, com grande impacto no nosso país em particular, por ser privilegiado em termos de exposição solar.