Demos a notícia no início de Janeiro: o Huawei Mate 30 Pro entrava em pré-registo num primeiro passo de teste à resiliência da Huawei e, também, à dominância da Google. O Mate 30 Pro é – lembremos – o primeiro Huawei a chegar ao mercado nacional sem Google Mobile Services, o que signfica que não só não temos as apps mais populares da Google a bordo, como não conseguiremos usar aquelas que dependem dos GMS. O teste deve ter corrido bem, porque a partir de dia 13 de Fevereiro o Huawei Mate 30 Pro chega mesmo a lojas seleccionadas.
E traz uma prenda muito apetecível para quem o comprar até dia 12 de Março: um Huawei MediaPad M610 de 10 polegadas.
Em alternativa aos serviços Google, a Huawei oferece a sua própria AppGallery, já com uma dimensão respeitável, e também tem anunciado parcerias com provedores de serviços, como a TomTom, para fornecimento de serviços de mapas. Mais recentemente, a Huawei assinou igualmente uma parceria com marcas Chinesas como a Oppo, Vivo e Xiaomi que permitirá concorrer com a Play Store, permitindo a programadores fazer o upload de uma app apenas uma vez, para que ela seja mostrada nas lojas de todas as marcas.
Se aceitarmos que há vida depois da Google, então o Huawei Mate 30 Pro é um smartphone extraordinário, que reúne o poderoso Kirin 990 – o primeiro octa-core do mundo fabricado em 7nm EUV+ – a um grupo invejável de câmaras que continuam a liderar o mercado, meses após o seu lançamento. Falamos de uma câmara principal de 40MP, uma câmara Cine de 40MP, uma teleobjectiva de 8MP e uma câmara ToF.
Tudo isto é mantido a funcionar com uma bateria de 4500mAh e carregamento rápido, garantindo uma das melhores autonomias do mercado para um smartphone que se vai querer utilizar em todas as situações.