Está já disponível no mercado Português o ultraportátil Toshiba Portégé X30 que, com apenas um 1Kg de peso e autonomia até 18 horas se dirige aos utilizadores empresariais para quem a elevada disponibilidade é fundamental.
Muito do trabalho profissional é hoje em dia feito em ambiente móvel, e as empresas beneficiam deste tipo de disponibilidade por parte dos seus colaboradores, mas isto implica a necessidade de os munir com ferramentas de produtividade avançada. É a esta necessidade que o Toshiba Portégé X30 pretende responder.
O ultraportátil chega equipado com um ecrã táctil de 13″ FHD que opta pelo acabamento mate em vez do tradicional brilhante favorecido pelo mercado de consumo. O acabamento mate é, no entanto menos propício a reflexos e por isso mais adaptável a diversos ambientes.
Todavia, o destaque do Portégé X30 é a bateria que promete até 18 horas de autonomia, e usufrui de carregamento rápido com o que obtemos 4 horas de utilização em apenas 30 minutos. É este tipo de disponibilidade de que precisam aqueles que vão mesmo andar a saltar entre salas e locais com o portátil.
Ainda assim, o X30 tem boas especificações a nível de hardware, com processadores Intel Core i7 da série U, 8 ou 16GB de RAM DDR4, armazenamento SSD PCIe, colunas Harman Kardon, além de ampla conectividade, raro em portáteis tão leves, tal como 2 portas USB-C compatíveis com a docking Thunderbolt 3 desenhada pela Toshiba e que disponibiliza até 14 saídas, sendo que duas delas permitem reproduzir sinais 4K em dois monitores externos em simultâneo. Do lado da segurança, a Toshiba inclui um touchpad com leitor de impressões biométricos e uma câmara IR para reconhecimento facial.
Finalmente, o Toshiba Portégé X30 responde às agressões normais de utilização intensa com um chassis de alumínio ToughBody, reforçado, com amortecimento e estrutura em favo, pensado para resistir a quedas.