A corrida aos carros eléctricos é maior que nunca. A Toyota, a maior fabricante de automóveis em todo o mundo, anunciou que irá investir 35 Milhões de dólares para usar inteligência artificial e “machine learning” no desenvolvimento da próxima geração de baterias para os carros eléctricos.

O projecto irá ser liderado pelo Toyota Research Institute (TRI) que se encontra localizado nos estados unidos, sendo que irá trabalhar em conjunto com outras entidades de pesquisa, universidades e outras empresas da área.

O TRI foi lançado em 2015 com o objectivo claro de investir na condução autónoma mas, ainda assim, a parte de investigação de materiais (onde se insere esta pesquisa para nova geração de baterias) é uma das outras três áreas em que o centro de investigação se foca.

A investigação irá basear-se nos seguintes pontos:

  • Desenvolvimento de novos modelos e materiais para as baterias e outras células de combustível.
  • Investigar de que modo a inteligência artificial, “machine learning” e outras abordagens informáticas podem ajudar no design e desenvolvimento de novos materiais
  • Novas formas de simular o comportamento das baterias, usando machine learning, inteligência artificial e/ou robótica.

Esta aposta na investigação por parte da Toyota acaba por ser um ponto muito importante para o mercado dos carros eléctricos, que continua a sofrer com as incertezas acerca da capacidade das baterias, assim como as autonomias limitadas que têm vindo a ser apresentadas. Por isso mesmo, o foco começa a ser em novos materiais para aumentar a durabilidade das baterias, assim como a capacidade de armazenamento de energia.

Ainda o ano passado Elon Musk contratou um perito nesta área, de forma a investigar novas soluções, tanto para a Tesla como para a SpaceX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui