A Asus entrou no mercado das consolas portáteis com todo o seu peso por um lado, com a mestria AMD por outro, criando uma alternativa Windows 11 a outras consolas portáteis que já conhecemos bem. Com a ROG Ally, a Asus promete uma consola capaz de encaixar jogos AAA em qualquer local, em qualquer momento. A promessa da ROG Ally é enorme e temos todas as razões do mundo para nos sentirmos excitados pela sua chegada, abrindo porventura as portas para uma verdadeira explosão nos computadores handheld para gaming.
A grande vantagem da Asus ROG Ally é a sua utilização do sistema operativo Windows 11, o que significa que teremos acesso a uma ampla biblioteca de jogos a partir de qualquer local. Por outro lado, encontramos no seu interior o AMD Ryzen série Z1 com gráficos RDNA 3
Traduzindo por miúdos, existem dois SoC diferentes. O Z1 possui 6 núcleos Zen 4 e 12 threads, além de 4 núcleos RDNA 3, enquanto o Z1 Extreme inclui 8 núcleos Zen 4 com 16 threads, além de uma GPU com 12 núcleos RDNA 3 e 24MB de cache num robusto SOC capaz de 8.6 teraflops de performance gráfica. Por comparação, a unidade dentro de uma Steam Deck é capaz de 1.6 teraflops, o que deixa a ROG Ally relativamente próxima de uma consola de última geração. Porque a adivinhar pelos benchmarks que terão aparecido online anteriormente, é precisamente a Z1 Extreme que encontramos na ROG Ally, embora possa existir também uma versão mais contida com o Z1.
Este setup poderá dar à ROG Ally algumas capacidades prodigiosas em termos de gaming em movimento. Na apresentação dos chips, a AMD deu como exemplo 60fps no Red Dead Redemption 2, se o jogarmos a 720p, com upscalling para FHD via Radeon Super Resolution.
Para conseguir extrair este tipo de poder, a Asus ROG Ally possuirá um modo Turbo que permitirá consumos até 30W, uma TDP ao nível de um computador portátil. A consola conta com sistema Zero Gravity de duas ventoinhas para manter a temperatura controlada mesmo em situações de carga elevada, e isto num peso pouco expressivo e muito impressionante de 608g.
Sabemos que a Asus ROG Ally terá até 16GB de RAM LPDDR5 e 512GB de armazenamento PCIe Gen4, altifalantes estéreo e que o ecrã terá taxa de atualização de 120Hz e brilho de 500 nits.
Existem ainda perguntas por responder: qual a dimensão do ecrã? Da bateria?
Bom, estas e muitas outras perguntas serão respondidas dia 11 de Maio às 15H. Fiquem connosco para saber mais sobre este revolucionário equipamento de gaming.