Que alguém estivesse a trabalhar num smartphone com cinco câmaras principais não deveria surpreender. Afinal, hoje em dia as duas câmaras são banais e o Huawei P20 poderá ter três. Que o fabricante em causa seja a Nokia, será ainda menos surpreendente, se levarmos em conta o historial de inovação da marca, e mesmo os esforços para surpreender da HMD.
É precisamente esse o mais recente rumor no mundo da tecnologia: a Nokia poderá estar a trabalhar num smartphone que possuirá um total de seis câmaras principais, num setup reminiscente da câmara OZO. Resfriemos um pouco os ânimos: tal smartphone não será apresentado no MWC em Fevereiro, tendo mais chances de aparecer na IFA em Setembro.
Portanto não será o Nokia 8 2018, nem o Nokia 9, e isso são boas notícias porque assim teremos um bom duo de smartphones standard sem o tipo de tecnologia arrojada que os pode deixar parados nas prateleiras.
O relatório chega directamente da Coreia e é bastante detalhado: o misterioso Nokia com 5 câmaras principais já terá concluído a fase de produção de testes e poderá iniciar a produção final a meio do ano para um lançamento na última metade de 2018.
Precisamos de tantas câmaras?
O rumor que surge agora leva-nos a uma notícia de 2017 que a TekGenius veiculou, e que remetia para uma patente registada pela Zeiss para uma câmara rotativa. A patente explicava um método através do qual era possível equipar um módulo fotográfico com objectivas de diferentes zoom ou ângulo de visão, mantendo o mesmo sensor e acrescentando ao smartphone uma enorme polivalência.
Um smartphone assim equipado seria o mais perto que chegaríamos de uma câmara fotografia com lentes intermutáveis. Num momento estaríamos a fotografar uma paisagem com uma ultragrande angular, no outro estaríamos a usar um zoom para um retrato. A câmara poderia adaptar-se facilmente a inúmeras situações fotográficas sem as limitações dos equipamentos actuais. Para um amante da fotografia, esta solução seria imensamente atraente.
Um smartphone sem restrições
Neste momento, este smartphone da Nokia é ainda um mistério. Alguns chamam-lhe Nokia 10, ainda sem provas conclusivas, e espera-se que seja um equipamento ultra moderno, equipado com o Snapdragon 845 e um ecrã de proporções 18:9 de rebordos mínimos. A construção será de vidro de ambos os lados, com o painel traseiro a destacar-se com o módulo fotográfico reminiscente do Lumia 1020.
Assim equipado, este será um Nokia capaz de reacender a fama da Nokia nos smartphones fotográficos, mas será igualmente um equipamento diferenciador numa era de homogeneidade.
O mercado precisa de diferenciação e novas ideias, justificando os preços elevados que se pagam pelos melhores smartphones actualmente. A confirmar-se, o Nokia 10 poderá ser um smartphone revolucionário.