Vivo APEX: este foi o smartphone que esteve quase a roubar a fama no MWC, face a todos os grandes smartphones que por então foram lançados. Mas com um ecrã quase totalmente bezel-less, câmara pop-up e leitor biométrico sob o ecrã, o Vivo APEX era pouco mais do que um smartphone conceptual. A partir de hoje é oficial, com produção em massa para começar ainda este ano.
Poderíamos pensar que a Vivo ainda melhoraria muito aquilo que pudemos ver no MWC, mas este é – afinal – um produto quase final, embora seja expectável que até à chegada ao mercado diversas alterações de detalhe possam ainda ser feitas.
No entanto, como está, o Vivo APEX é já uma grande amostra do que por aí virá no futuro próximo. Como esperávamos que acontecesse, finalmente uma marca conseguiu criar um look verdadeiramente bezel-less ao colocar os sensores usuais sob a matriz OLED do ecrã, equipando-o igualmente com um leitor biométrico que ocupa meia tela e permite autenticação com o dedo colocado em diversos pontos. Claro que a Vivo não detalhou precisamente a tecnologia, mas está lá e é extraordinária, até porque permite armazenar diversas impressões digitais.
Entretanto, a câmara fotográfica não poderia ficar sob a tela, então é uma unidade pop-up que se estende sobre o smartphone.
No anúncio de hoje, a Vivo confirmou o Snapdragon 845 como processador a bordo, além dos três amplificadores com DAC. O que ainda está por revelar são as configurações das câmaras e da memória (RAM/armazenamento).
Com diversas respostas ainda por obter, a grande certeza é que o modelo final poderá ainda variar em termos de hardware e funcionalidades, mas ainda assim temos que dar o braço a torcer à Vivo por ter aqui um dos mais inovadores e únicos smartphones do ano.