Um conjunto de trademarks solicitadas ao EUIPO (Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia) sugere que a Vivo vai mudar de nome, pelo menos na Europa.

A marca é bastante conhecida dos entusiastas de tecnologia, embora não tenha qualquer presença oficial no espaço Europeu. Numa estratégia de rebranding ainda por confirmar, a Vivo poderá passar a chamar-se Vivox. A conclusão pode ser tirada pela solicitação de oito trademarks: Vivox APEX, Vivox NEX, Vivox S, Vivox U, Vivox V, Vivox Y, Vivox Z e Vivoz IQOO.

Tecnicamente, estas são as principais famílias de smartphones atualmente lançados pela Vivo. A exceção é o modelo Vivox U, não existindo para já nenhum smartphone da Vivo com esta designação, ainda que seja possível que se trate de uma família budget com lançamento inicial na Índia.

Contudo, foi igualmente solicitada uma marca registada para o nome Vivox, com logótipo incluído:

Não existem dúvidas quanto a quem solicitou estas marcas registadas, pois embora o pedido tenha sido feito por uma sociedade Italiana de advogados, o dono está registado como VIVO MOBILE COMMUNICATION CO., LTD., a Vivo que todos conhecemos como tal. No caso da marca Vivox, o registo foi solicitado por uma sociedade de advogados Alemã.

No entanto, em 2017 e 2018, a Vivo já tinha feito o mesmo processo para a marca Vivo e para os modelos Vivo IQOO, Vivo NEX, entre outros. Mas, conforme podemos ver na EUIPO, os pedidos foram retirados depois de recebidas oposições por outras marcas. Isso aconteceu em Julho, dias antes dos pedidos relativos à Vivox.

Será esta a razão pela qual a Vivo poderá ter optado pela mudança de nome, de forma a agilizar o processo de entrada na Europa. Afinal, uma das oposições foi da Espanhola TELEFONICA S.A. que registou o mesmo nome e ao qual a Vivo se opôs. A Telefónica, no entanto, é uma operadora com peso e um potencial parceiro da Vivo. A Telefónica tem, como sabemos, uma marca Vivo que opera no Brasil.

A Vivo vai chegar à Europa

O passo de registo de marca registrada é fundamental para a operação oficial de uma empresa no espaço Europeu e, se bem se lembram, foram estes os primeiros sinais da entrada da Xiaomi na Europa, especificamente em Portugal.

Para já, a consulta ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial não fornece essas pistas, quanto ao território nacional. Caso o termo Vivox seja aprovado, veremos rapidamente o nome ser registado como marca a nível nacional em vários países. Incluindo Portugal: essa é a aposta que fazemos neste preciso momento.

No entanto, quanto ao espaço Europeu, é claro e óbvio: a Vivo vem aí.

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