Soubemos hoje que o Samsung Galaxy Note 8 poderá não ter o seu leitor biométrico pronto a tempo do lançamento. A Vivo, pelo contrário, pode estar prestes a realizar a proeza de anunciar o primeiro smartphone com leitor biométrico no ecrã.
O momento revelado num póster oficial é o dia 28 de Junho, quando se inicia o Mobile World Congress de Xangai. É uma grande oportunidade, já que a Vivo continua focada no mercado Asiático que é, actualmente, talvez o mais lucrativo e promissor no mundo.
Precisamente esse póster mostra uma impressão digital a atravessar um smartphone. Podemos dizer que através do ecrã! Este é um claro indício de que a Vivo se prepara para passar a perna aos concorrentes Apple e Samsung ao colocar a tecnologia no mercado pela primeira vez.
E por “tecnologia” refiro-me ao leitor biométrico óptico, cuja colocação poderá ser feita directamente abaixo do vidro do ecrã. Sem recortes, peças extras, ou marcas.
Pelo menos em teoria, já que a Samsung terá enfrentado problemas de opacidade na sua própria tecnologia, o que deixaria uma marca visível no painel.
Agora a questão é outra: a Vivo vai anunciar a tecnologia ou lançar já o smartphone com ela? Tendo em conta que nenhuma fuga de informação tem apontado para um lançamento no futuro próximo, o mais lógico será que a Vivo faça o golpe de publicidade, adiantando-se à Apple, sem no entanto chegar ao mercado com grande adiantamento.
Há aqui imensas variantes, já que existe quem acredite que a Huawei poderá colocar no mercado Android o primeiro leitor biométrico deste tipo, com o lançamento do Huawei P11. Se isto se mostrar errado e a Vivo conseguir melhorar, será um tremendo tour de force da marca Asiática. No entanto é precisamente na Ásia que a Vivo se concentra e no resto do mundo a corrida será mesmo entre Huawei, Apple e Samsung.
Voltem a estas páginas dia 28.