Sabíamos que este dia viria, mas só recentemente descobrimos que seria uma marca Chinesa a colocar no mercado um smartphone com leitor biométrico no próprio ecrã. Falo obviamente da Vivo com o seu X20 Plus UD, equipamento com que a marca consegue colocar no mercado algo onde nomes maiores falharam. No entanto, fora o leitor biométrico, a única surpresa é a falta de surpresas.

Se tínhamos dúvidas quanto ao motor tecnológico do mundo, eis que é uma marca Chinesa a lançar a primeira real inovação de 2018. O Synaptics Clear ID no Vivo X20 Plus UD não é apenas um relocalizar do leitor biométrico, mas uma nova possibilidade de design na era dos ecrãs bezel-less, e uma solução muito mais prática que o desbloqueio facial do iPhone X.

No entanto, há aqui a sensação de que se poderia ter ido mais longe. Certamente para encurtar caminho, o que a Vivo fez foi agarrar no seu consagrado Vivo X20 Plus e adaptar-lhe o novo leitor. Em boa medida esta opção permitiu cortar em custos e tempo de desenvolvimento, dando à Vivo um primeiro lugar que começa a ser normal esperar num fabricante Chinês.

Ao mesmo tempo significa que grande potencial ficou por explorar: o ecrã é o mesmo do X20 Plus regular, um muito capaz Super AMOLED de 6.43 polegadas e resolução FHD+, portanto 18:9. Os rebordos continuam lá e não se ganhou exactamente espaço no ecrã, enquanto a bateria teve que ser reduzida para os 3800mAh, se bem que menos 105mAh não serão fáceis de notar em utilização quotidiana.

Assim, parece que a Vivo passa ao lado de um smartphone verdadeiramente arrasador e diferenciado, como preço moderado para chegar primeiro ao mercado.

Felizmente para os consumidores, o Vivo X20 Plus é uma plataforma muito capaz de base, com um belíssimo Snapdragon 660, munido de 4GB de RAM, acrescido de 128GB de armazenamento interno. O dispositivo conta ainda com um DAC ES9318 e amplificador, câmara principal de 12MP f/1.8 emparelhada com uma de 5MP, enquanto a câmara frontal de 12MP permite desbloqueio por reconhecimento facial. Outras características de destaque são o Vivo Game Engine para melhoria da performance durante gaming, processador de imagem Vivo Image Cube e Bluetooth 5.0. O Android mantém-se ainda na versão 7.1.1.

O Vivo X20 Plus UD deverá custar o equivalente a €550, mas não temos qualquer indicação de que seja lançado fora da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui