Quando no próximo dia 25 de Abril os Vivo X80 subirem ao palco para a sua revelação, não se deixem ficar só pelo aspeto exterior. É no interior que os próximos topos de gama da Vivo darão para a marca um grande salto em frente, estreando o primeiro chip de processamento de imagem desenvolvido pela própria marca.
Os chips de processamento de imagem são um bom ponto por onde começarmos quando queremos chegar a um ponto em que temos todo um SoC feito à medida das nossas necessidades, quiçá mesmo desenvolvido inteiramente por nós. Por isso, a Vivo prepara-se para se estrear neste campo com o Vivo V1+, um chip doméstico que resulta de um complexo processo de desenvolvimento que viu 30 novas patentes.
Embora a Vivo tenha trabalhado de perto com a MediaTek, a marca orgulha-se do V1+ ser o primeiro chip do seu género que pode trabalhar tanto com processadores MediaTek, quanto Qualcomm, o que lhe dá maior maleabilidade e permitirá a sua colocação em mais segmentos de preço para os utilizadores da Vivo. Ainda assim, o processador parece estar perfeitamente sintonizado com o Dimensity 9000, por isso esperem-no nos Vivo X80.
O Vivo V1+ permitirá incrementar as capacidades fotográficas dos Vivo X80 e da parceria com a Zeiss, e tem predicados interessantes, como a possibilidade capturar imagens noturnas com menos de 1 lux de luz ambiente.
O que é curioso é que o V1+ também trabalhará para melhorar o desempenho em gaming dos smartphones, graças a um algoritmo que otimiza o funcionamento da GPU e aumenta a eficiência desta no Dimensity 9000, permitindo aumentar o número de jogos que podem correr na taxa de atualização máxima do ecrã. Agilizando também a forma como os recursos são distribuídos na CPU, o Vivo V1+ pode aumentar a autonomia dos smartphones em até 10%, o que dará aos X80 alguma vantagem por comparação a equipamentos semelhantes, com o mesmo processador.
Portanto, são promessas muito ambiciosas para uma estreia, e não podemos deixar de ficar muito curiosos para ver como tudo isto se traduz na prática. A sorte é que já não falta muito, apenas 4 dias.