Quem é que nunca recebeu uma daquelas mensagens de correntes? Estas circulam em secções de comentários online, fóruns e emails. Apesar desta tendência ter desaparecido principalmente nos últimos anos, ainda é forte em alguns nichos da internet.
Um desses nichos passou a ser a popular plataforma de mensagens WhatsApp, onde a propagação de rumores falsos levou à morte de 7 indivíduos indianos no ano passado. Na sequência dessa tragédia, o WhatsApp parece estar a tomar medidas para acabar com a propagação de mensagens de spam.
Essas medidas poderão chegar na forma de um novo sistema de prevenção de spam dentro da aplicação. Este sistema irá informar que os utilizadores sabem quando uma mensagem foi encaminhada com frequência, exibindo o texto “Reencaminhado muitas vezes” sob o nome do remetente.
Se este texto for ignorado, um segundo lembrete será exibido para informar o utilizador que “Uma mensagem que está a encaminhar foi encaminhada muitas vezes”. No entanto, a aplicação não impede realmente de enviar a mensagem.
Embora as diferenças entre uma mensagem de corrente relativamente inocente e a propagação de rumores falsos que levem à violência sejam significativas, ambos os tipos de mensagens podem desencadear esse sistema de prevenção de spam, desde que a maior parte do texto da mensagem permaneça igual a cada vez é encaminhado.