Após inúmeras fugas de informação e boatos, hoje não podemos trazer-vos nada totalmente novo, mas ainda assim o Xiaomi Mi 6X é oficial e todas as melhores esperanças se viram confirmadas, já que este dispositivo reúne excelentes características a um preço impensável.
Sim, são cerca de €220 à actual taxa de câmbio, por um equipamento com Snapdragon 660, chip extremamente interessante, quer do ponto de vista da performance, quer do ponto de vista da capacidade gráfica e ainda da sua eficiência energética. Ora este é um chip que estamos habituados a ver em equipamentos substancialmente mais caros.
Mais importante talvez, com a sua inclusão no Xiaomi Mi 6X, o chip catapulta este smartphone para um nível muito superior ao do seu antecessor, o Xiaomi Mi 5X com o seu já desactualizado Snapdragon 625. Que a Xiaomi tenha conseguido isto por um preço escassamente superior, é impressionante.
Adeus jack áudio
Mas nem tudo são boas notícias: para conseguir um corpo extremamente fino de apenas 7,3mm, a Xiaomi optou por não incluir o jack áudio, o que será certamente uma decisão polémica junto dos utilizadores. Em troca, a Xiaomi incluiu um emissor IR que permitirá utilizar o Mi 6X como um controlador remoto.
O design é, assim, muito esbelto com um corpo em alumínio trabalhado com precisão e pontua pelo módulo de câmaras duplas na traseira, encostadas na vertical do canto superior esquerdo como parece ser a moda.
À frente, o ecrã adopta o rácio 18:9 com rebordos mínimos e é visível o soft flash que auxiliará as selfies. As cores disponíveis incluirão vermelho, preto, rosa, dourado e azul.
Hardware completo
Se o design é interessante, é no hardware que o Xiaomi Mi 6X realmente convence e mete a concorrência em sentido. A bordo temos o excelente Snapdragon 660 que quase duplica a performance do Xiaomi Mi 5X e chega munido de 4 ou 6GB de RAM e opções de memória entre 64GB e 128GB de armazenamento interno. Uma bateria de 3,010 mantém tudo a funcionar e com o carregamento rápido de 18W pode ser carregada a 50% em apenas 30 minutos.
A bateria é claramente uma boa surpresa, já que se esperava uma bateria algo mais anémica. Ponto positivo é a presença da MIUI 9.5 baseada no Android Oreo 8.1, garantindo compatibilidade com o Project Treble, o que certamente ajudará a agilizar a chegada de actualizações rápidas.
Câmaras duplas com inteligência artificial
Entretanto, no departamento das câmaras, o novo Xiaomi Mi 6X também apresenta melhorias substanciais sobre o seu antecessor, optando por um Sony IMX486 de 12MP e abertura f/1.75, e uma segunda câmara de 20MP com sensor Sony IMX376 que é exactamente a mesma câmara que podemos encontrar para as selfies.
Graças à inteligência artificial a bordo, a Xiaomi reclama que o Xiaomi Mi 6X pode reconhecer 206 tipos de cenas, enquanto a câmara frontal reconhece 12 tipos de retratos, de forma a optimizar as características do rosto em qualquer envolvência, e também pode ser utilizada para desbloqueio por reconhecimento facial.
As inúmeras versões peculiares e incongruentes que muitos quiseram ver como versões do Mi 6X não se materializaram de facto, mostrando que há mais Xiaomi a caminho nos tempos próximos.
O Xiaomi Mi 6X estará disponível por um preço que deverá rondar os €300 para a versão com 6GB e 128GB de armazenamento interno. Não são memórias UFS, mas o preço é extremamente competitivo, mesmo que pensemos que em Portugal sejam cobrados impostos obscenos. Entretanto, a Xiaomi deverá ainda oficializar a versão Android One, o Xiaomi Mi A2. O Xiaomi Mi A2 será comercializado em Portugal e embora não tenhamos data oficial, Junho é uma possibilidade.
[…] Xiaomi Mi 6X com Snapdragon 660 já é oficial […]