Não é extraordinário? Enquanto a Apple insiste em incluir na caixa o mesmo carregador perfeitamente obsoleto de 5W, a Xiaomi acaba de anunciar que o seu novo Xiaomi Mi 9 Pro incluirá na caixa um muito apreciável carregador de 45W. Mas não é só isso: há mais no anúncio de hoje de mais um membro da família Xiaomi Mi 9.
No início eram apenas o Xiaomi Mi 9 e o Xiaomi Mi 9 SE. Os fãs da marca sempre acreditaram que um Pro chegaria, só não sabiam bem como. De facto chegaram entretanto os Xiaomi Mi 9T e Xiaomi Mi 9T Pro, mas só agora vemos a chegada realmente de um puro Xiaomi Mi 9 Pro.
Em boa medida, este novo smartphone é o Xiaomi Mi 9 com diversas melhorias. Assim, não esperemos novidades em termos de câmaras ou ecrãs: continuamos com o mesmo ecrã de 6.39 polegadas, OLED, com leitor biométrico no ecrã. E porque não? O ecrã tem sido muito bem recebido pela comunidade e não era justificável atualizá-lo. Entretanto, também as câmaras se mantêm as mesmas três, encabeçadas por uma de 48MP.
A bateria, essa, apresenta 4000mAh e melhorias significativas em termos de carregamento: a bateria suporta agora carregamento por fios de 45W e carregamento wireless de 30W. Para comparação, o Mi 9 original inclui carregamento de 27W ou wireless de 20W. Novidade é a chegada do carregamento wireless inverso a 10W.
Mais novidades a nível do áudio, o Mi 9 Pro inclui igualmente um novo altifalante, que a marca diz ser o maior de qualquer Mi.
Finalmente, o Mi 9 Pro 5G inclui o novo e melhorado Snapdragon 855 Plus, para conseguir um boost de performance, mesmo face aos já consagrados Mi 9 e Mi 9T Pro, e acrescenta 12GB de RAM para a versão 5G, além de 512GB de armazenamento interno, sacrificando a expansão por microSD.
Entretanto, é excelente podermos também indicar que, se bem que o objectivo deste terminal fosse lançar um equipamento com tecnologia 5G, quem tiver interessado numa versão 4G, ela também existirá e começará mesmo a vender-se mais cedo, enquanto a versão 5G ficará par 31 de Outubro.
Poderemos comprar o novo Xiaomi Mi 9 Pro 5G em Titanium Black e Dream White. O preço começa perto dos €470, chegando aos €550, mas isto são preços para o mercado Chinês, e a disponibilidade internacional ainda está por confirmar.