Como esperado, a Xiaomi oficializou hoje a sua presença em Espanha com duas lojas físicas em Madrid, trazendo para território Europeu alguns dos seus equipamentos mais apetecíveis.
A começar pelo icónico Xiaomi Mi Mix 2, um dispositivo de linhagem bezel-less que conta com o Snapdragon 835, a par com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno na sua configuração mínima. É nesta configuração que o Mix 2 terá um valor de 499 Euros, um valor que o tornará um dos mais baratos equipamento com Snapdragon 835 à venda na Europa.
Este não é o único equipamento Xiaomi que chega com um preço extremamente apetecível. Também o Xiaomi Mi A1 entra no mercado Espanhol por 229 Euros, valor absolutamente demolidor para um equipamento com Snapdragon 625, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, além de uma câmara dupla de 12MP.
O destaque maior no Xiaomi Mi A1 é mesmo o Android despido do Android One, com o que o dispositivo recebe as suas actualizações directamente da Google e deverá receber o Android Oreo no início de 2018.
O mais barato de todos os Xiaomi na Espanha será mesmo o Redmi 4A cujo preço começará nos 99 Euros.
Um novo modelo de negócio
A Xiaomi é uma das mais importantes marcas Chinesas de smartphones, mas uma ainda algo reclusa de um modelo de negócio online.
No caso da Europa, obter um Xiaomi significava até agora a aquisição via lojas online. Tudo muda agora, pois com preços destes pouco justifica encomendar no estrangeiro. De facto, com a chegada oficial a Espanha é de salientar que a Xiaomi dificilmente dará garantia aos dispositivos comprados fora da sua cadeia de abastecimento.
A chegada da Xiaomi não ameaça apenas as marcas locais, mas todo o equilíbrio do mercado. Com a saturação deste, algumas marcas terão de repensar o seu posicionamento para sobreviver.
Portanto tudo muda agora, quer para a Xiaomi, quer para as suas concorrentes. Afinal, as duas lojas em Madrid são somente o início. Dia 23 de Novembro a Xiaomi chega a AliExpress, Amazon, Carrefour, MediaMarkt e Phone House.
E Portugal?
A chegada da Xiaomi a Espanha é somente um degrau na investida da marca na Europa. É altamente provável que Portugal esteja na fila, ainda mais tendo em conta a implementação por cá dos parceiros espanhóis da Xiaomi.
A TekGenius sabe de facto que as negociações com a Xiaomi já existem em Portugal há diversos meses, pelo que agora é somente uma questão de tempo.