Aposto que, quando a Xiaomi ontem não anunciou o MIX, já começavam a ficar preocupados. A família Xiaomi Mi MIX tem tido uma tradição de impressionar e a promessa do seu regresso certamente deixou muitos ansiosos. Pois aqui está o novo MIX: o Xiaomi Mi MIX Fold é, finalmente, o foldable da Xiaomi.
Como smartphone foldable, o Xiaomi Mi MIX Fold destaca muito dos elementos que outras marcas também já glorificam nos seus equipamentos, como a dobradiça ou o ecrã sem rugas, mas o MIX é afinal um MIX e quer revolucionar.
Para isso, a Xiaomi colocou a bordo a primeira lente líquida na história dos smartphones!
O que é uma lente líquida? Em vez do tradicional vidro (ou tipo de vidro), uma lente líquida é feita de um filme maleável com um líquido transparente no seu interior. Em vez de necessitarmos de mover lentes em relação umas às outras, com uma lente líquida podemos alterar a forma da própria lente para diversos propósitos.
No caso da Xiaomi, a marca conseguiu colocar esta lente na câmara zoom, oferecendo um zoom de que vai de 3X a 30X. Leram bem: ampliação de 3 a 30 vezes, sem elementos móveis, estritamente ótico. E a cereja no topo do bolo é que contamos com a possibilidade de focar a apenas 3cm, permitindo assim fotografias macro. A resolução em si é de 8MP.
Entretanto, a Xiaomi não poupou na fotografia. O Mi MIX Fold conta ainda com uma câmara de 108MP e uma ultragrande angular de 13MP.
Ei: e dobra!
Bom, claro que dobra, certo? Dobra para dentro, que continua a ser a opção mais segura, na verdade, e fá-lo com um OLED de 8.01″ com resolução 1440+. Este ecrã conta com HDR10+, Dolby Vision e representação do espaço de cor DCI-P3.
Entretanto, do lado de fora, um ecrã de 6.52″ é perfeitamente normal para um smartphone tradicional, pelo que parece excelentemente funcional. Mas, tipicamente num foldable, é extremamente longo com um rácio de aspeto de 27:9. Oferece ainda taxa de atualização de 90Hz, Dolby Vision e HDR10+.
Se o ecrã interior pode ser impressionante, graças ao espaço extra do smartphone dobrável o Xiaomi Mi MIX Fold conta com um total de quatro altifalantes Harman Kardon com amplificadores de 15V que oferecem uma experiência imersiva destacada, graças a um algoritmo espacial 3D.
Surge um novo processador
Surge o Surge C1. Como a Xiaomi tinha prometido, lançou mesmo um novo processador, mas de imagem. O Surge C1 complementa o Snapdragon 888 para tarefas de imagem com baixo consumo, tratando do foco, exposição e equilíbrio de cor.
Não sabemos como se comparará aos chips de imagem da Google, mas aguardamos para ver.
Quanto ao Snapdragon 888, será aqui acompanhado de 12GB de RAM e 256GB ou 512GB de armazenamento interno. Uma versão especial poderá ter 16GB de RAM.
A autonomia é garantida por uma bateria de 5020mAh efetivamente dividida em duas unidades de 2460mAh, e curiosamente não chega com carregamento wireless. O carregamento com fios, no entanto, é de 67W e permite uma carga completa em menos de 40min.
Ora, para um equipamento tão evoluído, a Xiaomi criou um sistema de refrigeração próprio em “borboleta”. O Butterfly Cooling System é especialmente pensado para um foldable, ao usar folhas flexíveis de grafite, permitindo dissipar o calor não só do processador e do ecrã, mas também das antenas 5G.
Shut up and take my money
O Xiaomi Mi MIX Fold tem duas versões uma com exterior em Gorilla Glass em textura de cerâmica, e uma versão especificamente em cerâmica com gravação laser, com detalhes em dourado. Os preços começam nos €1300 para os 12/156GB.