No coração da China, a Xiaomi revelou hoje a sua nova brilhante estrela no mercado dos foldable. O Xiaomi Mix Fold 3 surge como uma aposta ambiciosa que não quer deixar nenhum concorrente descansado. O topo de gama da Xiaomi traz um potente Snapdragon 8 Gen 2, aliado a um departamento fotográfico Leica fortalecido e uma dobradiça repensada, porque não haverá nos foldable pontos mais sensíveis do que o ingresso de detritos e o vinco no ecrã.
O novo Xiaomi Mix Fold 3 é ainda mais fino que o seu antecessor, com 5.26mm de espessura quando aberto e 10.89mm quando dobrado. Há uma nova dobradiça e é uma maravilha da engenharia, com um total de 198 elementos, incluindo micro dobradiças que acomodam melhor o ecrã flexível.
Falando precisamente neste ecrã, temos uma colossal unidade de 8.03″ LTPO E6 OLED com taxa de atualização variável, resolução 1960x2160p e compatibilidade com conteúdos HDR10+ e Dolby Vision. A proteção é de vidro ultrafino (UTG). Externamente, contamos um ecrã claramente mais clássico mas de grande qualidade, não fosse este um LTPO de 6.56″ com proteção Gorilla Glass Victus 2.
Para um smartphone com apenas 5.26mm de espessura, o Mix Fold 3 não compromete em hardware. Encontramos no seu delgado interior um Snapdragon 8 Gen 2 com 16G Bde RAM e 1TB de armazenamento, acompanhados de uma bateria de 4800mAh com carregamento rápido de 67W, e este ano temos o adicional de carregamento wireless de 50W.
A bateria introduz uma nova geração de elétrodo negativo de silício-carbono capaz de fornecer mais capacidade no mesmo espaço da geração anterior, enquanto a tecnologia Surge 2 não só permite o carregamento completo em 40 minutos, como protege a bateria contra a degradação a longo prazo. Um novo Driver IC de Ecrã (DDIC) melhorado, para alcançar um excelente controlo de energia e um aumento de 52% na vida útil da bateria no ecrã amplo.
Ao chegarmos às câmaras, o nome Leica é definitivamente um destaque. A marca Chinesa tem apostado forte na parceria e, por isso, as câmaras têm predicados exclusivos ao nível dos algoritmos de tratamento de cor e imagem cor, além de modos especiais de imagem. A filosofia das cores naturais está aqui em força, já que vivemos numa era em que as cores são frequentemente exageradas para as redes sociais e os verdadeiros aficionados da fotografia acabam a braços com uma reprodução pouco convincente do seu ambiente.
Portanto, quanto ao hardware específico, contamos com uma câmara principal de 50MP Sony IMX800, uma ultragrande angular de 12MP e ainda uma câmara de 10MP com distância focal equivalente a 75mm ou 3X zoom. Há, adicionalmente, uma câmara periscópica de distância focal de 115mm ou 5X Zoom. Todas as câmaras, com exceção da ultragrande angular conta com OIS.
Ao nível do software, sobre a base MIUI 13 foi construído o MIUI Fold com funcionalidades refinadas para equipamentos foldable, como janelas flutuantes, ou videoconferência, aproveitando o ecrã dobrável.
E portanto, voilá. O Xiaomi Mix Fold 3 é claramente um refinado Foldable que terá toda a facilidade em se destacar. Não bastasse, a Xiaomi terá uma edição especial, que utiliza fibra composta da Xiaomi. Esta fibra composta desenvolvida pela Xiaomi integra fibras de aramida de alta resistência e cerâmica, melhorando significativamente a resistência a quedas.