A semana passada, antes do lançamento oficial do Xiaomi Mi 6X, um novo dispositivo começou a surgir na Internet. Se bem que muitos pensaram ser o Xiaomi Mi 6X numa nova versão, a TekGenius acreditou desde o início tratar-se do Xiaomi Redmi S2. O dispositivo ainda não é oficial, mas depois de aparecer num folheto de tecnologia no Vietname, apareceu também em imagens reais.
Nestas imagens podemos apreciar com grande atenção o quão parecido este equipamento é com o Xiaomi Redmi 6X, com um ecrã 18:9 e uma câmara dupla vertical alinhada à esquerda, e o leitor biométrico colocado na face traseira. Aí, as antenas em U oferecem uma vista desimpedida do painel traseiro que fica praticamente sem interrupções.
Mas, ao olharmos mais atentamente, a construção parece mais típica da gama de entrada Redmi que propriamente da gama média do Mi 6X. Por exemplo, o dispositivo conta com uma entrada microUSB em vez de USB-C. De facto, embora o acabamento seja enganador, quase parece que a face traseira é de plástico, com as antenas desenhadas em baixo relevo. Quanto a isto, teremos que esperar para ter certezas.
O Xiaomi Redmi S2 apareceu anteriormente na TENAA com um chip a 2.0GHz que parece afinal ser o Snapdragon 625, munido de 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. Aparentemente, as câmaras principais serão de 12+5MP. No entanto, versões mais económicas começarão nos 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno.
Com este tipo de hardware, o Xiaomi Redmi S2 parece um refresh do Xiaomi Redmi 5X, mantendo o processador e poupando na construção em relação ao Xiaomi Redmi 5 Plus (Note 5). O ecrã é outro ponto que nos indica que este equipamento será extremamente barato, já que em vez do FHD do Redmi 5 Plus terá apenas uma resolução de 1440×720, com dimensões de 5.99 polegadas.
Finalmente, o equipamento chega com Android Oreo. Aliás, com a Google a dar por encerrado o processo de certificação para equipamentos com Android Nougat, dificilmente veremos mais equipamentos com este sistema operativo, não importa qual a marca.
Ainda aguardamos pela confirmação de dados oficiais sobre este dispositivo. Garantido é que apesar de parecer vocacionado para mercados emergentes, virá certamente para Portugal antes do Verão. O preço deverá ser particularmente atraente, abaixo de €200, pelo que poderá tornar-se um dispositivo extremamente popular.