A ZTE ainda não está totalmente fora de sarilhos, depois dos EUA anularem o embargo à marca, mas manterem a indicação aos funcionários estatais de que não devem utilizar equipamentos ZTE. No entanto, para os amantes de tecnologia, a notícia mais importante é mesmo esta: o ZTE Axon 9 pode ser uma realidade já no próximo dia 30 de Agosto.
O ZTE Axon 7 remonta a 2016 e foi por então um dos smartphones mais apreciados pela conjunção de inúmeras funcionalidades, com um preço muito apetecível. Em diversos momentos, após esse já distante Maio de 2016, assistimos a rumores que apontavam para a existência de um sucessor que nunca chegou a materializar-se, mas que parece vir a ser real enfim.
O ZTE Axon 9, se esse for de facto o seu nome, é no entanto notável pela sua ausência nos rumores e boatos da Internet, que tantas vezes revelam tudo sobre um dispositivo bastante tempo antes do seu lançamento oficial. Ainda assim, se o poster do evento vale alguma coisa, o dispositivo poderá chegar com capacidade para a rede 5G, embora isso não signifique exactamente que tirará o máximo proveito desta nova tecnologia de rede.
É difícil percebermos como fará a ZTE a integração da rede 5G no smartphone, já que neste momento tal só é possível via um modem dedicado, não existindo no mercado um SoC que integre já a conectividade. A solução poderá por isso passar pela integração do módulo Qualcomm mmWave que permitirá ao smartphone utilizar ondas milimétricas para velocidades substancialmente maiores no fluxo de dados. A contrapartida é que o consumo de bateria será significativo.
As restantes especificações do ZTE Axon 9 podem apenas ser inferidas, incluindo a presença do Snapdragon 845 a bordo, com 4GB ou 6GB de RAM e até 256GB de armazenamento interno.
No evento do próximo dia 30 de Agosto, a ZTE deverá lançar novos equipamentos móveis, ainda que o Axon 9 seja o mais esperado. Fiquem atentos à TekGenius para saberem mais.