Dos vários ensaios que já temos publicados no TekGenius Motores, este é o primeiro referente a um Mercedes. E, para começar, a marca Alemã pôs-nos nas mãos nada mais nada menos que 293cv e 600Nm de binário. Consegui reter a vossa atenção? Juntem-se então a nós nesta aventura que nos levou até terras algarvias dentro da Mercedes C350e Station.

Plugin Hybrid com preocupações ambientais … durante 30 Km.

A Mercedes C350e Station tem uma particularidade bastante interessante para quem procura um carro potente mas ao mesmo tempo se preocupa com as questões ambientais, com a benesse de pagar menos em impostos. Para além do motor 2.0 a gasolina com 211 cavalos (já vamos falar dele), a Mercedes acrescentou também um motor eléctrico alimentado por baterias com uma autonomia de 30Km, o que permite baixar bastante os consumos quando se circula pela cidade, mas também permite pagar menos impostos. Para terem uma ideia, esta carrinha apenas conta com 53g/km de emissões, e por isso mesmo paga um IUC abaixo dos 200€. Mais interessante ainda, é o facto do ISV ser apenas 1.058€, o que faz com que os preços desta carrinha sejam bastante apetecíveis.

Mercedes C350e Station (23)

Mas nem tudo são rosas. Os 30Km apenas são atingíveis quando todas as condições estão a favor: direcção do vento, temperatura adequada, a Lua tem que estar cheia e Marte tem que estar alinhado com Vénus. Talvez haja outras condições, mas nós nunca as conseguimos reunir todas e, por isso mesmo, nunca conseguimos chegar aos 30Km que são anunciados pela marca.

Eu que sou um defensor da motorização eléctrica, não concordo muito com estas versões plugin híbridas que obrigam a um carregamento de 30 em 30 km, se quisermos dispensar por completo a utilização da gasolina ou gasóleo. A não ser que a deslocação que fazemos diariamente não exceda os 25km, ou que tenhamos um local onde por o nosso carro a carregar, na verdade acabamos sempre por ter que recorrer aos combustíveis fósseis.

Uma utilização real: de Lisboa ao Algarve!

Mercedes C350e Station (40)

Nada melhor do que pegar na Mercedes C350e Station e levá-la numa viagem grande, com dois tipos de estradas: primeiro auto-estrada, o tipo de estrada que acaba por ser mais devastadora para os consumos (seja ele eléctrico, híbrido ou de combustão), depois estradas nacionais onde o ritmo mais calmo reduz os consumos … ou as excelentes curvas nos fazem ter o pé mais pesado.

Foi em autoestrada que fiquei inicialmente surpreendido, pela positiva claro. Cumprindo os limites de velocidade (um pouco mais acima vá …), a Mercedes C350e Station fez uma média de 7.8 litros de gasolina gastos, por cada 100km. Para aqueles que torceram já o nariz, porque na verdade temos carros bem mais económicos hoje em dia, convém não esquecer o motor que temos debaixo do capô, assim como o corpo anafado que conta com 1840Kg.

Sem Cruise Control ou Limitador de velocidade activos, e apenas controlando a velocidade com o pedal, nota-se bem a gestão entre o motor de combustão e o motor eléctrico que a Mercedes C350e vai fazendo à medida que os quilómetros vão passando. Mesmo com a autonomia esgotada (gasta ainda na zona da cidade), durante toda a viagem e mesmo em autoestrada, frequentemente o motor eléctrico entrou em acção para ajudar a reduzir os consumos. Isto tudo graças à regeneração existente.

Mercedes C350e Station (56)

Depois, nada como sair da Autoestrada para Beja, e aproveitar a excelente estrada que temos até Vila Real de Santo António, sem esquecer a passagem por Mértola. E é aqui que ficamos novamente surpreendidos, quando os quase 300cv entram em acção, juntamente com os 600Nm de binário. Aqui a regeneração é bastante maior, e as baterias vão carregando e descarregando com mais frequência, e teoricamente os consumos descem bastante. Mas, a potência que temos debaixo do pedal de acelerador não nos deixa ter consumos tão baixos como em autoestrada, já que ninguém vai querer abdicar de recuperações espectaculares, enquanto a caixa 7G-Tronic vai despachando mudanças sozinha. Activem o modo Sport+, e ficam com uma direcção mais pesada, uma suspensão mais dura e passam a dar uso às patilhas que têm no volante. Quando olharem para o computador de bordo, facilmente estão a fazer consumos acima dos 12L por cada 100km. Pelo menos, até essa altura, são felizes. Depois pensam nos gastos e voltam à realidade.

No final da viagem, e mesmo com alguns excessos pelas estradas interiores, conseguimos fazer consumos bastante interessantes para o carro que é, nunca excedendo os 8.0L.

Mercedes C350e Station: simplesmente Mercedes.

Mercedes C350e Station (9)

As linhas Mercedes estão todas lá, numa carrinha com um design clássico, tanto a nível de exteriores como em interiores, sem nunca esquecer os pormenores mais modernos. São poucos os elementos que distinguem esta Mercedes C350e Station dos outros modelos da marca. Mas a verdade é que eles existem: a inscrição “Plug-in Hybrid” na lateral, junto da roda da frente, as pinças de travões na frente num azul eléctrico e as duas saídas de escape na traseira.

No interior, há alguns outros detalhes, mas principalmente a nível tecnológico, com menu dedicado à parte eléctrica onde podemos ver o estado da bateria e o fluxo de energia, se estamos a carregar ou a descarregar a mesma.

Mas é no interior que encontramos também o ADN da Mercedes: um carro com uma qualidade de construção muito bem conseguida, sendo dada bastante importância à escolha de materiais. Ruídos parasitas não existem nesta unidade ensaiada, se bem que ainda conta com poucos quilómetros feitos.

Mercedes C350e Station (4)

O conforto a bordo é muito interessante, muito graças à suspensão pneumática Airmatic que equipa a unidade ensaiada (é um extra). Quando se puxa mais pelo motor, principalmente em estradas mais sinuosas, nota-se uma perda de conforto, já que os bancos não oferecem o apoio necessário para nos manter sentados no mesmo sítio durante as curvas mais apertadas. Mas afinal de contas, apesar de contar com este monstro debaixo do capot, este continua a ser um carro familiar e não para grandes loucuras.

Atrás o espaço é suficiente para dois adultos, sendo que se for necessário transportar um terceiro, o espaço acaba por ser reduzido. O indicado é mesmo que o terceiro elemento seja uma criança, ou um adulto mais pequeno.

A mala é que não acompanha esta lotação possível de 4 adultos e uma criança, já que tem apenas 350 litros, ficando-se ao nível do Mercedes Classe A. A culpa é das baterias que alimentam o sistema híbrido que estão colocadas debaixo da mala, acabando por roubar bastante espaço.

Performance

Mercedes C350e Station (28)

O motor 4 cilindros 2.0 a gasolina conta com 211cv, aos quais se somam mais 82cv do motor eléctrico, perfazendo assim um total de 293cv. São números bastante interessantes e mais que suficientes para esta Mercedes C350e Station, mesmo tendo em conta o seu peso elevado.

Dos 0 aos 100km/h, a Mercedes C350e Station demora apenas 6,3 segundos, isto enquanto a caixa 7G Tronic vai despachando as relações existentes. A caixa é muito suave nas suas transições, e a transição entre o motor eléctrico e o motor a gasolina é também ela bastante suave. Ainda assim, a transição entre o motor eléctrico e o motor a gasolina faz-se notar em subidas, principalmente quando temos o modo ECO activo. Talvez por procurar usar com mais frequência o motor eléctrico para apoiar na subida e reduzir os consumos, mas tendo as baterias fracas, nota-se ali uma certa hesitação na C350e, que podem resultar em alguns solavancos, ainda assim mínimos e que provavelmente apenas o condutor se aperceberá deles.

Mercedes C350e Station (55)

Mas, se para o motor os 1840kg não são um problema, para o sistema de travagem já não se pode dizer o mesmo. Principalmente em percursos mais sinuosos em que as travagens são mais exigentes, dá a sensação de que o sistema de travagem poderia ser melhor. É nestes percursos mais exigentes para os travões que se percebe também que a travagem é difícil de dosear. Também a curvar se nota um pouco o excesso de peso.

No que diz respeito aos modos de condução (é claro que temos vários), a Mercedes disponibiliza 4 modos para gestão do motor eléctrico: “Hybrid” onde o sistema vai gerir todas as transições entre motor eléctrico e de combustão; “E-Mode” onde circulamos sempre em modo eléctrico (enquanto tivermos bateria); “E-Save” que permite poupar ao máximo a carga das baterias; “E-Charge” que nos permite carregar as baterias usando o motor a gasolina (e aumentando os consumos claro).

Mercedes C350e Station (58)

Para além destes modos, também é possível recorrer a outros modos que permitem uma configuração da C350e no que diz respeito a direcção, suspensão e resposta do motor, graças ao modo dynamic.

Mercedes C350e, um bom negócio?

Esta foi a pergunta que me fizeram enquanto andei com o carro e também nas nossas redes sociais (que passo a fazer publicidade: instagram, facebook e twitter). A resposta é sempre complicada, porque varia muito do tipo de percurso que cada um faz, e também do tipo de utilização que será dada a esta C350e Station.

Esta será sempre a carrinha indicada para quem tem um percurso diário inferior aos 30km ou que tenha possibilidade de colocar a carrinha à carga a meio do trajeto diário. Assim, no seu dia a dia pouco (ou nada) terá que gastar em combustível, mas não está limitado para viagens grandes, fazendo assim uso do motor a gasolina. Para além do mais, temos bastante diversão por debaixo do volante e dos pedais, sempre disponíveis para quando nos esquecemos do preço da gasolina.

A nível de preços, é possível adquirir a C350e Station a partir dos 56.650€, muito graças ao ISV de apenas 1.058€ (quanto não vale ser híbrido?). Estes valores são bastante simpáticos, principalmente se tivermos em conta que uma C250d pode ser adquirida a partir dos 53.000€ e é incapaz de acompanhar a performance desta C350e. Nada melhor que visitar o configurador da Mercedes e perceber isso mesmo.

Para quem faz mais que 30km por dia, há outras alternativas no mercado, também elas híbridas. Nós aqui ainda não tivemos oportunidade de as ensaiar, mas é o caso da Volkswagen, com alternativas mais económicas, com mais espaço de mala e uma autonomia eléctrica maior, com cerca de 50km. Mas sempre na certeza de que tanto a nível de conforto como a nível de desempenho, estaremos sempre abaixo desta fabulosa Mercedes C350e Station.

1 COMENTÁRIO

  1. boa noite comprei uma c350e do ano de 2015 com 82000km onde venho pedir ajuda ,carrego o carro numa tomada eletrica 230v de 16a no dia seguinte tenho carga 100 por cento e autonomia para 17km em modo cem porcento eletrico ando 9km fico cem bateria ,foi para a mercedes dizem que esta tudo ok ,podem ajudar neste problema

    • Olá Jorge. Claramente que se passa algo com essas baterias. Sugiro que troque de oficina (outra Mercedes) de forma a que lhe vejam o problema.

  2. Obrigado por ter respondido vou ver noutro lado aliás esteve na Mercedes disseram que não podiam fazer nada porque dizem só com trocam as baterias co m uma autonomia a baixo dos 75/

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