Dia 24 de Julho será o lançamento oficial do Xiaomi Mi A2, e já todos o sabemos. E já tínhamos quase por certo que o futuro Android One seria acompanhado de uma versão Lite, essencialmente semelhante ao Redmi 6 Pro. A própria Xiaomi confirmou agora a existência dos dois smartphones e a sua data de lançamento via Twitter.
The #MiA2 & #MiA2Lite are coming your way very soon. Did you guess right? #2isbetterthan1 pic.twitter.com/KYsPKeHWa2
— Mi (@xiaomi) July 17, 2018
O evento irá realizar-se em Madrid, com Espanha a ser claramente uma das grandes apostas internacionais da Xiaomi. As especificações dos dispositivos não serão já surpresa, e como os seguidores da marca bem saberão, o Xiaomi Mi A2 será uma versão Android One do Xiaomi Mi 6X, substituindo a MIUI.
A divisão entre equipamentos com a interface da Xiaomi e equipamentos com Android puro dará aos utilizadores a possibilidade de escolherem entre a iteração do sistema operativo que preferem, mas de resto não esperamos diferenças de fundo no hardware: o Xiaomi Mi A2 chegará com o Snapdragoon 660 e um máximo de 6GB de RAM para 128GB de armazenamento interno, ecrã de 5.99 polegadas FHD+ e uma bateria de 3010mAh. O departamento das câmaras ficará a cargo de uma parelha de 12MP+20MP com uma câmara selfie de 20MP. O que para muitos é o pior aspecto do Xiaomi Mi 6X, a ausência do jack áudio, deverá manter-se obviamente, para exasperação dos utilizadores.
Pessoalmente, a maior omissão é mesmo a tecnologia NFC, cada vez mais fundamental e cuja presença já é mais do que obrigatória num smartphone de gama média. Mas pelo menos a Xiaomi não abdicou do seu emissor IR e a sua imbatível relação qualidade-preço farão do A2 um sucesso de vendas mais do que provável.